A computação quântica é a próxima revolução tecnológica e já é uma realidade
Redação
Os principais desafios e avanços desse recurso que promete revolucionar mais uma vez todo o mercado. Isso porque, como já se vem mostrando, os dispositivos quânticos são capazes de fazer cálculos que demorariam anos para serem finalizados, em minutos. E, dessa forma, tem ganhado bilhões em investimentos de big techs que já tiveram alguns avanços. No entanto, há ainda muito que se avançar para que essa tecnologia seja, de fato, eficiente e mais acessível às pessoas. Deve-se ter em vista que ela ainda necessita de grandes estruturas para funcionar.
Kefreen Batista –
Imagine um mundo em que a solução de determinados problemas, sejam eles matemáticos ou questões complexas de determinados setores do mercado, que levariam décadas para serem resolvidos por computadores clássicos, de repente, são solucionados em questão de minutos, acelerando o processo em milhares de vezes. Embora pareça um cenário de ficção científica para diversas pessoas, essa é uma realidade emergente trazida pelos avanços da computação quântica, que tem sido cada vez mais explorada pelos especialistas do setor de tecnologia.
De acordo com a IDC, os investimentos no mercado de computação quântica devem atingir quase US$ 16,4 bilhões até o final de 2027. A corrida, que envolve as big techs e centenas de startups, visa ir além de acelerar cálculos complexos, mas sim transformar indústrias inteiras com sua capacidade exponencial de processamento.
Diferente dos computadores clássicos, que processam informações em bits binários (0 ou 1), os computadores quânticos utilizam qubits, que podem representar ambos os estados simultaneamente graças à superposição, permitindo realizar cálculos complexos ma...