A instalação adequada das redes de segurança contra quedas em obras
Redação
Diferentemente da proteção contra quedas em altura por equipamentos de proteção individual, a mobilidade dos trabalhadores de uma área protegida por redes de segurança é totalmente assegurada, desde que, durante a utilização, sejam mantidas as condições iniciais da instalação. Além disso, as redes, devido à sua capacidade de sofrer grandes deformações plásticas, têm a vantagem de amortecer a queda de pessoas. É importante observar que as redes de segurança são sensíveis ao envelhecimento sob a ação dos raios UV, o que requer exposição ao ar por tempo limitado e descartadas após determinado tempo de uso. Para avaliar o comportamento de envelhecimento, são realizados os ensaios de comportamento por um período entre seis meses e 24 meses, e são aplicados aos materiais mais utilizados, como a poliamida e o polipropileno. Existem especificações normativas obrigatórias para a instalação de redes de segurança destinadas a aparar quedas de pessoas em obras civis e outros ambientes, sendo aplicáveis aos sistemas de segurança S, T, U e V. contra quedas e faz parte de sistemas de proteção coletiva de trabalho.
Da Redação –
O sistema S envolve uma rede de segurança com corda perimetral, em que a menor área deve ser no mínimo 35 m²0. Para redes de segurança retangulares, o comprimento do lado mais curto deve ter no mínimo 5,0 m e as redes de segurança pequenas (menores que 35 m² e 5,0 m no lado menor) não fazem parte do escopo normativo e são determinadas conforme legislação vigente. O sistema T envolve uma rede de segurança anexada aos consoles para uso horizontal, o sistema U envolve uma rede de segurança fixada a uma estrutura de suporte para uso vertical e o sistema V é uma rede de segurança com corda perimetral presa a um suporte tipo forca. (conferir figuras abaixo)
Pode-se acrescentar que as redes de segurança do sistema V são usadas principalmente na execução de estruturas de concreto, conforme legislação vigente. Os sistemas V devem atender as seguintes características: a rede de segurança com malha máxima de 100 mm x 100 mm (M100); suporte metálico tipo forca, devendo ser dimensionado por profissional legalmente habilitado, como, por exemplo, em tubo de aço conforme NBR 8800, com seção mínima de 60mm x 60 mm x 3 mm para as dimensões máximas de 8,0 m (montante) x 2,5 m (braço), e com gravação indelével informando, no mínimo: a norma de referência; CNPJ do fabricante da forca; a descrição do materia...