Publicado em 15 out 2024

As instruções e os manuais de uso dos produtos estão se tornando digitais

Redação

As instruções e os manuais do produto são guias com o objetivo de ajudar os consumidores a usar os produtos adequadamente quando não podem ser comunicados através do projeto do próprio produto. Eles geralmente estão no próprio produto ou na sua embalagem ou nos materiais que o acompanham. Eles realizam muitas tarefas diferentes e as boas beneficiam tanto os usuários e os fabricantes. Eles devem garantir que os usuários possam operar os produtos adequadamente e com segurança. Para os fabricantes, as instruções podem agregar valor aos produtos, incentivar as vendas e reduzir o tempo de atendimento ao cliente, o que faz sentido comercialmente. Nos últimos tempos, os produtos tendem a ser projetados para uso intuitivo. No entanto, esse não é o caso para cada usuário e para cada produto. Portanto, as instruções do produto ainda são necessárias e têm seus valores intrínsecos. Por exemplo, muitos produtos recentemente desenvolvidos são muito complexos e envolvem múltiplas funções, sendo essas experimentadas somente quando necessário e quando os guias do usuário estiverem disponíveis. Portanto, as instruções para esses produtos devem ser cuidadosamente preparadas para que as tendências atuais continuem. Há desenvolvimento de normas técnicas sobre o assunto por vários normalizadores mundiais.

Segundo as previsões de algumas instituições normalizadoras, espera-se que a digitalização de instruções de uso e documentação técnica gere economias importantes para os fabricantes. Na União Europeia, os custos de impressão atualmente representam de 1 a 4% do faturamento anual das empresas.

As instruções digitais são preferidas pelos usuários: de acordo com pesquisas realizadas entre usuários de máquinas, 62,7% dos entrevistados querem manuais de instruções apenas em formato digital. Por outro lado, há custos relacionados à generalização de instruções digitais devido à compra, instalação e manutenção de servidores.

Alguns custos de impressão permanecem, pois, alguns usuários ainda podem optar por usar a versão em papel. Contudo, não há comparação sistemática e consideração das vantagens e desvantagens dos formatos digitais versus formatos em papel em termos de facilidade de uso – quão rápido posso encontrar as informações relevantes e como especificamente elas foram criadas para um público-alvo em cada caso.

A acessibilidade também deve ser comparada – as informações para uso devem ser acessíveis ao público-alvo durante a vida útil esp...

Artigo atualizado em 09/10/2024 03:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica