Publicado em 26 nov 2024

O desempenho dos fusíveis internos para capacitores de potência

Redação

Os capacitores de potência com fusível interno são indicados para aplicações que necessitam de maior confiabilidade, sendo a solução para os sistemas elétricos, como os compensadores estáticos; a correção do fator de potência/eliminação de multas; compensação de reativos em série e paralelo; mitigação de distorções harmônicas de tensão e corrente, aplicada sob forma de filtros harmônicos passivos. A atuação dos fusíveis ocorre a cada elemento interno falhado, até que a proteção de desequilíbrio do banco de capacitores efetue o seu desligamento. Assim, o fusível interno é aquele conectado internamente à unidade capacitiva, em série com um elemento ou grupo e elementos capacitivos. Os parâmetros normativos uniformizam os requisitos relativos ao desempenho e ensaios de fusíveis internos e fornece um guia para coordenação de proteção do fusível. Eles se aplicam a fusíveis internos usados para proteção de capacitores derivação e série, aos fusíveis internos usados para proteção de capacitores de potência para fornos de aquecimento indutivo em frequências entre 40 Hz e 60 Hz, conforme a IEC 110 e NBR 8763. .Os fusíveis em conformidade são projetados para isolar os elementos ou unidade capacitiva em curto-circuito, permitindo a operação das partes remanescentes da unidade capacitiva e do banco ao qual ela está conectada. Estes fusíveis não substituem os dispositivos de chaveamento tais como disjuntores, proteção externa do banco de capacitores ou parte dele.

Da Redação – 

Esse tipo de fusível deve ser conectado em série com o elemento capacitivo, que é projetado para isolar em caso de defeito. Após a perfuração de um elemento, o fusível a ele conectado deve romper e isolá-lo das partes remanescentes da unidade capacitiva, permitindo que a unidade continue em serviço. O rompimento de um ou mais fusíveis provocará alterações de tensões no banco.

A tensão nas demais unidades do banco de capacitores não deve exceder os valores dados nas normas específicas do banco. Dependendo das ligações internas das unidades, o rom- pimento de um ou mais fusíveis pode causar alterações de tensões dentro da unidade. Em um grupo de elementos em série, o rompimento de um fusível provocará um aumento da tensão de trabalho nos elementos restantes.

O fabricante deve, quando solicitado, fornecer detalhes da elevação de tensão causada pelo rompimento de fusíveis. A proteção do banco de capacitores deve operar seletivamente. A primeira etapa deve operar o fusível interno de um elemento. A segunda etapa deve operar o relé de proteção do banco (proteção de sobrecorrente ou desequilíbrio). A terceir...

Artigo atualizado em 25/11/2024 02:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica