Os dispositivos de proteção contra surtos (DPS)
Redação
O DPS é muito utilizado em redes de fornecimento de energia elétrica, redes de telefonia, comunicação e barramentos de controle automático.
Cristiano Bertulucci Silveira -
Os DPS são projetados para limitar as sobretensões transitórias de origem atmosférica e desviar os surtos de corrente para a terra, de modo a limitar a amplitude desta sobretensão a um valor que não seja perigoso para a instalação elétrica onde o mesmo esteja instalado. Quando conectado em paralelo, possui alta impedância e uma vez que a sobretensão transitória apareça no sistema, a impedância do dispositivo diminui de modo que a corrente de surto seja forçada a passar pelo DPS, ignorando o equipamento sensível (figura abaixo).
Atuação do DPS em um circuito
Dessa forma, o DPS é um componente do sistema de proteção da instalação elétrica que é conectado em paralelo no circuito da fonte de alimentação das cargas com o intuito de proteger este circuito e pode ser usado em todos os níveis de uma rede de fornecimento de energia. Existem três tipos de dispositivos de proteção de surto.
O DPS tipo 1 é recomendado no caso específico de edifícios industriais ou residenciais que são protegidos por um sistema de proteção contra raios ou uma gaiola gradeada. Ele protege instalações elétricas contra raios diretos e é capaz de descarregar a corrente de retorno do raio espalhando-se do condutor de terra para os condutores da rede.
&n...