A importância da normalização dos sinais de segurança
Redação
Há uma necessidade de padronizar um sistema de informação de segurança que se baseie no uso mínimo de palavras ou símbolos para alcançar o seu entendimento. Em um cenário de emergência, no qual o ambiente um determinado ambiente está em situação criticamente perigosa, uma pessoa provavelmente estará desesperada. Sendo assim, um sinal simples e fácil de entender será um fator que poderá salvar vidas.
O crescimento contínuo do comércio internacional, das viagens e da mobilidade no trabalho requer um método comum de comunicação da informação de segurança. A falta de padronização pode levar à confusão e ao risco de acidentes. Entretanto, o uso de sinais de segurança padronizados não substitui os métodos de trabalho adequados, as instruções e o treinamento ou medidas de prevenção contra acidentes. A educação é uma parte essencial de qualquer sistema que forneça informações de segurança.
A NBR ISO 3864-1 – Símbolos gráficos — Cores e sinais de segurança Parte 1: Princípios de design para sinais e marcações de segurança estabelece as cores de identificação de segurança e os princípios de design para sinais e marcações de segurança a serem utilizados nos locais de trabalho e em áreas públicas, com a finalidade de prevenção de acidentes, proteção contra incêndio, informações sobre os riscos à saúde e evacuação de emergência. Esta norma também estabelece os princípios básicos a serem aplicados no desenvolvimento de outras normas que contenham sinalização de segurança.