Como pagar bem sem aumentar os salários
Redação
Como conciliar competitividade com uma remuneração justa e que atraia os melhores?
Vicente Falconi -
Pagar bem não quer dizer pagar salários muito acima da média do mercado. Lembre-se que a prioridade deve ser a sobrevivência da organização. Primeiro a empresa tem de ser competitiva, para depois pagar bem. Como conciliar competitividade com uma remuneração justa e que atraia os melhores? A resposta é, num primeiro momento, pagar menos.
Ou melhor, o jeito é pagar bem pagando os piores salários. Explico: procure saber quais são os salários no mercado para o tipo de técnico que você tem empregado. Pague a eles uma parcela fixa de 70% desse patamar. Chame todos os funcionários numa mesma sala e estabeleça uma política de bônus e venda de cotas para sua empresa.
Como sugestão, separe 20% do lucro líquido anual para o bônus e distribua de acordo com o atingimento de metas de cada um. Ao mesmo tempo, venda parte de sua empresa para os funcionários pelo valor patrimonial com a salvaguarda de que quem deixar a empresa deve revender suas cotas pelo valor patrimonial em determinado momento.
Seja bem generoso na distribuição da venda das cotas (que pode ser de
50% do total do valor patrimonial inicialmente), de tal maneira que os dividendos possam ser generosos. Faça com os funcionários uma projeção do futuro mostrando que agora todos eles são donos e vão ganhar se os resultados estiverem bem. Cada um ganhará muito mais do que jamais sonhou. Mas somente se houver bons resultados.
Faça com que todos se sin...