Os pavimentos permeáveis de concreto
Redação
Os pavimentos permeáveis caracterizam-se como uma estrutura composta por camadas de agregado granular — pedras britadas de diferentes tamanhos — que possuem volumes vazios capazes de armazenar água em seu interior. São diferentes do piso permeável ou drenante – última camada que reveste a superfície do pavimento. Feitos em concreto permeável ou poroso, os pisos servem como um sistema de condução ou esgotamento de águas. Deve-se conhecer o projeto, a especificação, a execução e a manutenção dos pavimentos permeáveis de concreto, construídos com revestimentos de peças de concreto intertravadas, placas de concreto ou pavimento de concreto moldado no local conforme a norma técnica.
As superfícies pavimentadas são tão onipresentes nas áreas urbanas que a maioria da população não pensa muito no impacto que elas têm na qualidade da água e na saúde do meio ambiente. Mas a triste realidade: à medida que a área terrestre fica pavimentada, uma quantidade maior de água da chuva acaba caindo sobre superfície, como estacionamentos, calçadas, ruas e calçadas, e, em vez de encharcar o solo, acaba às vezes provocando enchentes.
Faça a sua inscrição para assistir ao seminário via internet, acesse o link: https://www.eventbrite.com.br/e/seminario-abq-qualidade-no-seculo-xxi-natal-tickets-67474218203
Isso cria um desequilíbrio no ecossistema natural e leva a uma série de problemas, incluindo erosão, inundações repentinas, esgotamento do lençol freático e poluição de rios, lagos e águas costeiras à medida que a água da chuva escorre pelas superfícies de pavimento e retira de tudo degelo de sais e fertilizantes químicos. Uma solução simples para evitar esses problemas é parar de instalar as superfícies impermeáveis que bloqueiam a infiltração de água natural no solo.