Publicado em 01 out 2019

A medição da pressão em indústrias

Redação

A medição de pressão é um dos mais importante padrão de medidas, pois as de vazão, nível, etc. podem ser feitas utilizando-se esse princípio. A pressão é definida como uma força atuando em uma unidade de área e a medição e o controle de pressão é a variável de processo mais usada na indústria de processos nos seus mais diversos segmentos. Além disso, através da pressão é facilmente possível inferir uma série de outras variáveis de processo, tais como nível, volume, vazão e densidade. Em geral, se mede a pressão para: o controle ou a monitoração de processos; para a proteção ou segurança operacional; para o controle de qualidade; para as transações comerciais de fluidos ou transferências de custódia, medição fiscal, etc.; para os estudos e pesquisas; e para o balanço de massa e energia. Esses objetivos devem ser considerados na escolha dos equipamentos, pois os requisitos mais rigorosos de desempenho podem encarecer desnecessariamente o projeto, como a exatidão, os limites de sobrepressão e da pressão estática, a estabilidade, etc. Todos os fabricantes oferecem ao mercado mais uma versão de transmissores com características técnicas distintas e, obviamente, com preços também diferenciados.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

A medição de pressão é ponto de interesse da ciência há muitos anos. No final do século XVI, o italiano Galileo Galilei (1564-1642) recebeu uma patente por um sistema de bomba d’água usada na irrigação. Em 1592, usando apenas um tubo de ensaio e uma bacia com água, Galileo montou o primeiro termômetro. Ele colocou um tubo com a boca para baixo, semissubmerso na água. Assim, quando o ar de dentro do tubo esfriava, o volume diminuía e subia um pouco de água dentro do cilindro de vidro. Quando o ar esquentava, o volume aumentava e a água era empurrada para fora. O nível da água, portanto, media a temperatura do ar. No caso de sua bomba, havia um sistema de sucção que ele descobriu ter a capacidade de elevar a água no máximo a 10 metros. A causa desse limite não foi descoberta por ele, o que motivou outros cientistas a estudarem esse fenômeno.

 



Assim, a pressão absoluta é a total exercida em uma dada superfície, incluindo a pressão atmosférica, quando for o caso e ela será sempre positiva ou nula. A pressão atmosférica é a exercida pela atmosfera e que depende da alti...

Artigo atualizado em 08/10/2024 12:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica