Publicado em 07 abr 2020

Garantindo a repetibilidade e a reprodutibilidade

Redação

Será que o seu processo de decisão é confiável?

Scott Force

A maioria dos profissionais de qualidade está familiarizada com a tradicional ferramenta de análise dos sistemas de medição variável (measurement systems analysis -  MSA), também conhecida como estudo de repetibilidade e reprodutibilidade de instrumentos (repeatability & reproducibilit - R&R). Quando eu era engenheiro de qualidade na indústria automotiva, gastei muito tempo certificando-me de que havia estudos de R&R dos indicadores para as dimensões críticas que foram verificados pelos inspetores de qualidade da produção.

Os MSA também são uma parte crítica da fase de medição da definição, medição, análise, melhoria e controle de processo (veja a figura abaixo). Eles garantem que qualquer análise estatística detalhada que se segue na fase de análise se baseie em dados sólidos e confiáveis.

No entanto, ao considerar dados de atributos, sempre achei que meu processo MSA era fraco. Depois de aprender um processo mais formal durante o treinamento no six sigma black belt e usar a análise de atributos do Minitab e as estatísticas kappa, percebi o grande número de oportunidades para medir e melhorar as medições de atributos.

Além dos medidores de bitola fixa básicos amplamente utilizados na fabricação, os sistemas de medição de atributos são difundidos nos processos transacionais (que não são de ...

Artigo atualizado em 07/04/2020 06:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica