Publicado em 30 ago 2022

A conformidade dos aquecedores domésticos não ligados às chaminés

Redação

Os requisitos normativos englobam os aparelhos fixos que funcionam com gases liquefeitos de petróleo (GLP); os aparelhos portáteis ou móveis que funcionam com gases liquefeitos de petróleo, incluindo aqueles que têm um compartimento para recipiente transportável e recarregável de gás liquefeito de petróleo (GLP), conforme a NBR 8460. Eles devem possuir um queimador que é um dispositivo que permite a combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), podendo ser um queimador com suprimento de ar natural, o qual o ar necessário para a combustão é admitido totalmente na saída do queimador; e o queimador com suprimento de ar induzido, no qual parte do ar de combustão é induzido pela depressão criada na câmara de combustão. Dessa forma, os usuários devem entender os parâmetros exigíveis para a fabricação e uso de aparelhos de calefação domésticos não conectados a condutos de exaustão, que utilizam exclusivamente gás liquefeito de petróleo (GLP).

Da Redação – 

É importante que os aparelhos estejam equipados com dispositivos de segurança ao acendimento e à extinção de chama. Eles devem ser concebidos de forma que, em caso de falha de qualquer dos componentes indispensáveis ao seu funcionamento, a alimentação de gás aos queimadores seja automaticamente cortada. A sua montagem deve ser de forma a garantir um funcionamento satisfatório.

Não deve existir no aparelho nenhum dispositivo previsto para permitir, sem intervenção manual contínua, a anulação permanente da função do dispositivo de segurança ao acendimento e à extinção da chama. O tempo de inércia ao acendimento não deve ultrapassar 20 s e isso não inclui o tempo necessário ao preaquecimento dos painéis catalíticos. O tempo de inércia à extinção não deve ultrapassar 60 s.

Os aparelhos devem estar equipados com um dispositivo de controle da atmosfera que deve provocar o corte de alimentação de gás quando o teor em CO2 da atmosfera está compreendido entre 0,8% e 1,5% em volume. Quando a chama-piloto de um dispositivo de controle da atmosfera tem de ter outras funções para além da detecção de contaminação d...

Artigo atualizado em 22/08/2022 05:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica