Publicado em 10 nov 2020

O ciclo de vida do gerenciamento de projetos de softwares

Redação

Existem diversas metodologias prescritivas de gerenciamento de projetos que suportam os processos de ciclo de vida no campo de sistemas e de engenharia de software, utilizadas tanto nos setores privados quanto nos de governo. O Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) contém um conjunto compreensivo de processos de gerenciamento de projetos. O Guia Office of Government Commerce (OGC) PRINCE2 apresenta orientação nos processos de gerenciamento de projetos para gerenciar projetos de sistemas de informação. O Rational Unified Process (RUP) foi mapeado para o PMBOK e aplica gerenciamento de projeto e processos de desenvolvimento de software iterativamente. Cada iteração ocorre em qualquer uma das fases do RUP, como a concepção, elaboração, construção e transição. Uma iteração não pode durar mais que uma fase e cobre seis disciplinas centrais além de três disciplinas de apoio do RUP). A metodologia Stage-Gate methodology (GATES) suporta a governança de gerenciamento de projeto pela imposição da abordagem Etapa-Porta para controlar os processos mediante inspeção, revisão, aprovação e assinatura do projeto, artefatos e produtos de trabalho designados (ou entregáveis de projeto), para garantir a certeza no avanço para a próxima fase, etapa, processo, atividade ou tarefa. Os processos identificados, as atividades e as tarefas para um dado projeto podem requerer ação iterativa para que se alcancem os requisitos/metas do projeto. Por exemplo, com base no modelo de ciclo de vida de software utilizado, processos, atividades e tarefas podem ser empregados ao mesmo tempo, podem ser independentes ou, ainda, podem ser coordenados em séries organizadas de Estruturas de Divisão de Trabalho (WBS) dependentes durante o ciclo de vida do projeto. É importante que os gerentes de projeto busquem concluírem com sucesso os projetos que tratam de sistemas intensivos em software e produtos de software, além das especificações do conteúdo requerido do plano de gerenciamento do projeto (PGP).

Da Redação – 

O gerente de projeto deve comunicar os planos de projeto, entregáveis e cronogramas para os stakeholders da organização que são afetados pelo projeto. Ele deve demonstrar o seu compromisso em apoiar os processos de projeto com os organizacionais que os habilitam. A seção 6.2 da NBR ISO/IEC 12207:2009 e a seção 6.2 da NBR ISO/IEC 15288:2009 provêm orientação para os seguintes processos organizacionais habilitadores: modelo dos processos de ciclo de vida; processos de gerenciamento de infraestrutura; processos de gerenciamento de portfólio de projeto; processos de gerenciamento de recursos humanos; processos de gerenciamento da qualidade. responsabilidade por preparar e aprovar os planos seja atribuída e documentada.

O gerente do projeto deve garantir que todos os requisitos do projeto sejam elucidados, documentados, analisados e gerenciados. Recomenda-se que o planejamento do projeto garanta que as seguintes atividades sejam incluídas: envolver todos os stakeholders na definição dos requisitos do projeto; gerenciar a mudança do escopo e dos requisitos durante o ciclo de vida do projeto. Todas as mudanças no ...

Artigo atualizado em 10/11/2020 09:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica