Publicado em 08 nov 2022

Os riscos de tragédias na presença de gases ou vapores inflamáveis

Redação

Há perigos de ocorrerem tragédias em instalações em que as substâncias inflamáveis são processadas ou armazenadas e, por isso, elas devem projetadas, construídas, operadas e mantidas, de modo que qualquer liberação de substâncias inflamáveis e, consequentemente, a extensão das áreas classificadas sejam minimizadas, em operação normal ou anormal, com relação à frequência, duração e quantidade da liberação. É importante inspecionar as partes dos equipamentos e sistemas de processo que possam liberar substâncias inflamáveis, e considerar as modificações no projeto para minimizar a probabilidade e a frequência destas liberações, a quantidade e a taxa de liberação das substâncias inflamáveis. Assim, em Zona 0 é uma área em que uma atmosfera explosiva de gás está presente continuamente, por longos períodos ou frequentemente. Os termos longos e frequentemente são utilizados para descrever uma alta probabilidade de presença de uma atmosfera explosiva na referida área. Neste sentido, estes termos não precisam ser necessariamente quantitativos. A Zona 1 é uma área em que é provável que uma atmosfera explosiva de gás ocorra ocasionalmente em operação normal e a Zona 2 é aquela em que não é provável que uma atmosfera explosiva de gás ocorra em operação normal, mas, se ocorrer, irá existir somente por um curto período. As indicações sobre a frequência da ocorrência e a duração de atmosferas explosivas podem ser obtidas a partir de códigos industriais ou aplicações específicas. Nessas áreas, onde as quantidades e as concentrações perigosas de vapores ou gases inflamáveis podem ocorrer, devem ser adotadas medidas de proteção de forma a reduzir o risco de explosões.

Por meio de uma simples análise de um projeto ou de uma planta industrial, raramente é possível estabelecer os locais que possam ser enquadrados nas definições de Zonas 0, 1 e 2. Desta forma, é necessário um estudo mais detalhado, e isto envolve a análise das probabilidades básicas de ocorrência de uma atmosfera de gases inflamáveis.

Ao determinar onde pode ocorrer uma liberação de gás ou vapor inflamável, é recomendado que a probabilidade e a duração da liberação sejam avaliadas de acordo com as definições de graus de liberação contínuos, primários ou secundários. Uma vez o grau de liberação, taxa de liberação, concentração, velocidade, ventilação e outros fatores sejam avaliados, existe então uma base adequada para avaliar a probabilidade da presença de uma atmosfera explosiva de gás nas áreas ao redor e determinar o tipo da área classificada e a extensão das zonas.

Esta abordagem, desta forma, requer que análises detalhadas sejam realizadas para cada equipamento de processo que contenha uma substância inflamável, e que poderia se tornar, desta forma, uma fonte de liberação. É recomendado que a classificação de áreas seja realizada quando e...

Artigo atualizado em 08/11/2022 05:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica