Publicado em 08 jul 2025

O etarismo e o confronto com a geração Z no mercado de trabalho atual

Redação

Pode-se discutir o impacto do etarismo no mercado de trabalho atual e os desafios da convivência entre profissionais seniores e a geração Z. Os gestores devem compreender que buscar por eficiência e cortes de custos leva às empresas a substituírem experiência por juventude, comprometendo as áreas críticas como compliance e governança. Deve-se entender que a valorização da diversidade etária, com programas de mentoria e integração, propõe um ambiente corporativo mais inclusivo e equilibrado entre inovação e sabedoria.

Patricia Punder – 

O mercado de trabalho tem passado por transformações profundas nas últimas décadas, particularmente alimentadas por avanços tecnológicos e mudanças demográficas. Entre as questões mais comentadas atualmente estão o etarismo e a integração das gerações mais jovens no ambiente de trabalho.

Os profissionais seniores das áreas, por exemplo, de compliance, governança, riscos e proteção de dados, muitas vezes percebem-se em meio a um processo de discriminação por idade e também por potencial conflito geracional, que suscita importantes reflexões sobre cultura corporativa, experiência e valor profissional. A entrada de novas gerações no mercado de trabalho sempre existiu e faz parte da evolução do trabalho.

Antigamente, as carreiras eram coordenadas pelas empresas, que escalonavam níveis distintos para que um indivíduo pudesse visualizar até onde poderia chegar. Sim, tínhamos carreiras hierarquizadas e controladas pela empresa.

Entretanto, com o advento da tecnologia, essa visão mudou. Agora, cada um é o responsável por sua carreira, não sendo mais necessário ou imprescindível que um profissional ...

Artigo atualizado em 07/07/2025 01:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica