Publicado em 20 jul 2021

Os benefícios do alumínio impulsionam as aplicações no setor energético

Redação

Os benefícios do alumínio têm impulsionado a aplicação deste metal no setor energético. O segmento de energia é responsável pela utilização de 85% de todo vergalhão de alumínio produzido no mundo. Nesse contexto, por apresentar boa condutividade e peso leve, pode-se encontrar o alumínio nas linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, nas indústrias de transformadores a seco, na construção civil, para condução de energia em galpões e prédios, bem como a indústria de motores elétricos.

Paulo Cezar Martins Pereira – 

A variedade de aplicações do alumínio tem garantido ao metal um amplo espaço nos mais diversos setores do mercado. Neste cenário, quem se destaca é o segmento de energia, responsável pela utilização de 85% de todo vergalhão de alumínio produzido no mundo. Este número elevado deve-se às múltiplas aplicações do material dentro do próprio setor elétrico e, principalmente, aos benefícios oferecidos pelo alumínio para o segmento.

De maneira geral, em toda aplicação elétrica em que a relação entre a condutividade e a leveza for otimizada, e desde que não haja limitações de área, o alumínio pode ser utilizado, mantendo as limitações de temperatura de trabalho e desde que a resistência mecânica exigida esteja dentro da capacidade do material. Entre as possibilidades de aplicação do alumínio neste setor pode-se destacar as linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, as indústrias de transformadores a seco, a construção civil, para condução de energia em galpões e prédios, bem como a indústria de motores elétricos.

Além disto, o alumínio também é utilizado em sistemas de proteção ...

Artigo atualizado em 20/07/2021 05:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica