Publicado em 26 out 2021

Os indicadores de segurança de desempenho das indústrias petroquímicas

Redação

As empresas de petróleo e gás estão cada vez mais recorrendo a inteligência de negócios e a análises robustas para ajudá-las a reduzir custos, aumentar os lucros e melhorar o desempenho geral da empresa. Isso lhes dá uma visão das operações internas da empresa, bem como de fatores externos, como a volatilidade dos preços do petróleo e do gás, condições meteorológicas extremas, acidentes e lesões ambientais, mudanças na regulamentação e tributação e o aumento de fontes alternativas de energia. As empresas de petróleo e gás precisam de uma visão instantânea de uma infinidade de dados, mas há alguns keys performances indicators (KPI) ou indicadores de desempenho que se destacam dos demais para ajudar as empresas a tomar melhores decisões baseadas em dados. As empresas precisam saber como estão se saindo em áreas como receita, despesa operacional de arrendamento, fluxo de caixa e produção. Os indicadores de desempenho na indústria devem ser usados tanto para avaliar os processos atuais do negócio como para desenvolver estratégias mais eficientes para o futuro. Dessa forma, é fundamental definir quais indicadores acompanhar. Mas como fazer isso? Esta decisão deve ser tomada considerando os objetivos da indústria e os principais desafios operacionais. Em geral, na indústria petroquímica, os indicadores ajudam a mensurar a produtividade e a qualidade dos processos. Além disso, fornecem as informações relevantes para identificar os gargalos, as ineficiências e os desperdícios, contribuindo na melhora do desempenho. Nesse sentido, cada negócio deve determinar quais os indicadores são mais relevantes para compreender o cenário interno e externo.

Da Redação – 

Com alto custo de produção e o aumento da competição no mercado, cada empresa de refino de petróleo e petroquímica enfrenta o desafio cada vez maior de maximizar a lucratividade das operações de processo para atingir os KPI melhores, ao mesmo tempo em que atende às restrições de segurança, operação e qualidade do produto, e minimizando o impacto das perturbações do processo. Os processos de refino de petróleo e petroquímicos são operações dinâmicas, exigindo uma resposta minuto a minuto às mudanças nas condições operacionais.

Além disso, os sistemas de planejamento, programação e otimização empresarial de nível superior requerem uma resposta previsível e repetível para o nível de operações de produção, a fim de implementar as estratégias de negócios. O número de produtos produzidos é uma métrica é usada para identificar a quantidade de itens produzidos em um determinado período. Este número pode ser usado para avaliar um setor específico, equipe ou turno.

A produtividade homem/hora é um indicador que acompanha a produtividade individual tanto no processo produtivo como em tarefas administrativas. Deve...

Artigo atualizado em 27/10/2021 12:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica