Publicado em 18 jan 2022

A caracterização metalúrgica dos projetos de implantes absorvíveis

Redação

Os metais absorvíveis são os que corroem em ambiente fisiológico e se constituem em uma nova classe de biomateriais destinados a aplicações temporárias de implantes médicos. A introdução desses metais mudou o paradigma estabelecido de implantes metálicos de prevenir a corrosão para sua aplicação direta. O interesse por metais absorvíveis tem crescido na última década e isso é comprovado pelo rápido aumento na publicação científica, desenvolvimento progressivo de normas e lançamento dos primeiros produtos comerciais. Ferro, magnésio, zinco e suas ligas são as três famílias atuais de metais absorvíveis. Os metais à base de magnésio são a família que está mais progredindo, com um grande conjunto de dados obtidos de pesquisas básicas e translacionais. Os metais à base de ferro ainda enfrentam um grande desafio de baixa taxa de corrosão in vivo, apesar dos esforços significativos que foram colocados para superar sua fraqueza. Os metais à base de zinco são os novos metais absorvíveis alternativos com taxas de corrosão moderadas que se situam entre as do ferro e do magnésio. Espera-se que os metais absorvíveis corroam gradualmente in vivo, gerando uma resposta apropriada do hospedeiro e, em seguida, se dissolvam completamente ao auxiliar na cicatrização do tecido. A família dos metais absorvíveis inclui ferro, magnésio, zinco e suas ligas. Os stents à base de ferro foram relatados para demonstrar uma boa biocompatibilidade em longo prazo quando testados em animais. Os feitos de ligas de magnésio foram testados clinicamente em humanos e mostraram um perfil de segurança desejável contínuo por 24 meses, onde nenhuma trombose ou morte cardíaca foi detectada. Os de zinco puro demonstraram um processo de corrosão estável de longo prazo e biocompatibilidade em ambientes vasculares de coelhos. Deve-se conhecer as orientações para a caracterização metalúrgica do material metálico absorvível, forjado ou fundido, a ser empregado na fabricação de implantes para cirurgia. Também deve-se identificar os ensaios não destrutivos destinados à qualificação do material metálico absorvível empregado na fabricação dos implantes para cirurgia.

Da Redação – 

Os metais biodegradáveis, também conhecidos como metais absorvíveis ou bioabsorvíveis, são compatíveis com os tecidos humanos e degradam-se em subprodutos não tóxicos. Os candidatos mais promissores para uso como implantes ortopédicos e cardiovasculares são as ligas de magnésio, que se biodegradam em seis a 15 meses, e ligas de ferro, que se biodegradam em 12 a 36 meses. Ambos os tipos de liga se degradam por corrosão - a oxidação e a dissolução dos metais.

As fraturas ósseas graves requerem o suporte de implantes de aço inoxidável ou titânio, como placas, hastes e parafusos, para manter os ossos devidamente alinhados durante o processo de cicatrização. Como esses metais não são biodegradáveis, os implantes podem precisar ser removidos após a consolidação da fratura em casos de crianças em crescimento ou infecção, por exemplo. Para aplicações ortopédicas, certos materiais poliméricos, como o poli (ácido lático), se biodegradam efetivamente, mas eles não têm a capacidade de suporte de carga para estabilizar e suportar a maioria das fraturas ósseas.

A pesquisa com materiais poliméricos de maior resistên...

Artigo atualizado em 18/01/2022 08:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica