Publicado em 30 ago 2022

Como todas as partes da empresa podem entender o gerenciamento de dados

Redação

O impacto dos dados para a organização pode ser destacado por meio de seus diversos usos potenciais, o que inclui a melhoria das operações, a alteração da natureza dos produtos e serviços, a informação e a capacitação de funcionários, clientes e fornecedores. O gerenciamento pode informar o corpo diretivo sobre os recursos de gerenciamento de dados existentes e necessários para suportar tais usos de dados, bem como informá-los sobre tecnologias que permitam novos cenários de dados que podem impactar os planos estratégicos. O corpo diretivo deve avaliar essas opções de uso de dados e forma uma estratégia em relação ao uso de dados e o valor, risco e controles associados, de modo que se alinhe e apoie o propósito organizacional geral. Dessa forma, a governança de dados envolve uma coleção de processos, funções, políticas, padrões e métricas que garantem o uso eficaz e eficiente das informações para permitir que uma organização atinja seus objetivos. Deve estabelecer os processos e as responsabilidades que garantam a qualidade e a segurança dos dados usados em uma empresa. A governança de dados define quem pode realizar quais ações, sobre quais dados, em quais situações, usando quais métodos. Uma estratégia de governança de dados bem elaborada é fundamental para qualquer organização que trabalha com big data e poderá explicar como a empresa se beneficia dos processos e responsabilidades consistentes e comuns. Os direcionadores de negócios destacam quais dados precisam ser cuidadosamente controlados em sua estratégia de governança de dados e os benefícios esperados desse esforço. Por isso, os membros dos corpos diretivos das organizações e seus gerentes executivos necessitam entender sobre as implicações de um gerenciamento de dados adequado.

A governança de dados é uma abordagem baseada em princípios para gerenciar dados durante o ciclo de vida, desde a aquisição até o uso e o descarte. Toda empresa precisa de uma governança de dados, pois, conforme as empresas de todos os setores continuam em suas jornadas de transformação digital, os dados rapidamente se tornaram o ativo mais valioso que possuem.

Os gerentes precisam de dados precisos e oportunos para tomar decisões de negócios estratégicas. Os profissionais de marketing e vendas precisam de dados confiáveis para entender o que os clientes querem. A equipe de compras e gerenciamento da cadeia de suprimentos precisa de dados precisos para manter estoques e minimizar os custos de fabricação. Os agentes de conformidade precisam provar que os dados estão sendo tratados de acordo com as autorizações internas e externas.

Todo esse processo significa definir os padrões internos ou as políticas de dados que se aplicam em como os dados são coletados, armazenados, processados e descartados. Devem controlar quem pode acessar quais tipos de dados e quais tipos de dados estão sob governança. A governança de dados também envolve a conformida...

Artigo atualizado em 16/08/2022 05:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica