Publicado em 06 set 2022

A competência dos centros de ensaio que trabalham para projetos espaciais

Redação

Um centro de ensaio espacial é uma entidade completa, incluindo a organização que fornece, mantém, desenvolve e opera meios de ensaio para projetos e aplicações espaciais, incluindo serviços acompanhados e uma campanha de ensaio envolve uma série de processos de ensaio começando com a chegada do espécime de ensaio no centro de ensaio espacial e terminando com sua saída do centro de ensaio espacial. A instalação de ensaio deve ser uma planta técnica para fornecer condições simuladas específicas para equipamentos de ensaio para projetos e aplicações espaciais, incluindo conexões de ensaio e instrumentação anexada conforme necessário para realizar o ensaio. O pessoal de ensaio é uma equipe que desenvolve, mantém ou opera um processo de ensaio que deve incorporar um conjunto de atividades necessárias para realizar um ensaio, ou uma série de ensaios, para cumprir os requisitos especificados no acordo comercial. Isso inclui o projeto do ensaio, o planejamento, a preparação, a aceitação, o desempenho, o relatório, a revisão e o registro. O gerenciamento de um centro de ensaio espacial o objetiva assegurar que todos os riscos técnicos e programáticos associados aos ensaios de produtos espaciais realizados sob a responsabilidade do centro de ensaios espaciais sejam gerenciados de forma adequada por meio da implementação de um programa de gestão eficaz. Há requisitos normativos para quando um centro de ensaio espacial precisa demonstrar sua competência para fornecer consistentemente ensaios espaciais que atendam aos requisitos do cliente.

Da Redação – 

A gestão de segurança de campanhas de ensaio no centro de ensaio espacial deve identificar todos os itens perigosos e operações específicas para a campanha de ensaio. As informações sobre itens e operações perigosas específicos para a campanha de ensaios devem incluir um questionário de segurança preenchido pelo cliente ou pelo centro de ensaio espacial, em colaboração com o cliente, contendo no mínimo as informações especificadas na definição de requisitos de documentos (DRD).

O centro de ensaio espaciais deve acordar com o cliente as condições de entrega do questionário de segurança preenchido pelo cliente. As informações do questionário devem ser registradas e processadas como dados de entrada para o projeto e verificação do processo de ensaio, além das precauções de segurança padrão. As condições de entrega são, por exemplo, o formato do questionário e a hora de entrega.

Em relação à calibração e o controle de manutenção, o centro de ensaio espacial deve implementar um programa de calibração em conformidade com os requisitos da NBR ISO/IEC 17025, devendo demonstrar que todos os equi...

Artigo atualizado em 23/08/2022 05:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica