Publicado em 20 set 2022

Os parâmetros normativos obrigatórios das buchas para transformadores

Redação

A bucha é uma peça ou estrutura de material isolante, que assegura a passagem isolada de um condutor por meio de uma parede não isolante e uma peça completa inclui, também, o dispositivo de fixação à parede. Pode ainda incluir, dependendo do tipo da bucha, o condutor central e os dispositivos de ligação destes aos condutores externos à bucha. A bucha de cerâmica, vidro ou outro material inorgânico análogo é aquela cuja isolação principal consiste em cerâmica, vidro ou outro material inorgânico análogo. Uma bucha para exterior imersa tem uma das extremidades projetada para utilização em ar ambiente sob pressão atmosférica e exposta às condições atmosféricas exteriores, e com a outra extremidade imersa em um meio isolante diferente do ar atmosférico, como, por exemplo, óleo ou gás. Os usuários devem conhecer os requisitos normativos obrigatórios das buchas com tensão nominal de 15 kV, 24,2 kV e 36,2 kV, e correntes até 160 A, utilizadas em transformadores imersos em líquido isolante.

Da Redação – 

Um dos componentes associados ao funcionamento de transformadores de potência, as buchas são dispositivos estanques, dotados de pequenos tanques de expansão para permitir dilatações do volume interno de óleo, sem que haja entrada de umidade ou gases presentes no ambiente. São componentes com distâncias dielétricas críticas e volume de óleo relativamente pequeno. Diferentemente de transformadores, a execução de análises do óleo isolante para verificação de suas condições de conservação é uma tarefa praticamente impossível.

Existem tipos distintos de buchas, como as de corpo não condensivo, que são mais simples construtivamente, formadas por um condutor envolto por uma capa de porcelana. São buchas geralmente utilizadas em terminais com classe de tensão não superior a 15kV. As buchas que merecem maior atenção quanto à ocorrência de falhas, dado que são as mais utilizadas em transformadores de potência de grande porte, são as do tipo a óleo com corpo condensivo.

O corpo condensivo é um capacitor formado por diversas camadas de filme metálico, envolto por papel isolante impregnado e imerso em óleo isolant...

Artigo atualizado em 20/09/2022 06:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica