Publicado em 25 out 2022

As características e as principais finalidades dos robôs do futuro

Redação

Um dos fatores que pressionam a indústria é a globalização. As empresas não concorrem apenas com o mercado interno local, mas sim com outros países, como a China. Por isso, devido a essa disputa acirrada, elas precisam buscar tecnologias que vão torná-las mais eficientes e aquelas que não automatizam, naturalmente terão maiores custos operacionais, maiores dificuldades produtivas e, consequentemente, menos lucros. Portanto, a indústria precisa reagir a uma pressão macroeconômica.

Bruno Zabeu – 

Muitas pessoas ainda pensam em robôs como sendo máquinas de ficção científica, cópias em metal e plástico de seres humanos executando tarefas mundanas. Mas enquanto essas máquinas específicas ainda são apenas fruto da nossa imaginação, robôs de verdade já atuam em diferentes fábricas e linhas produtivas ao redor do mundo.

Para muitos, a ideia de automatizar todos os processos produtivos nesses locais, fazendo com que a robótica assuma até mesmo papéis na indústria de serviço e no cotidiano das pessoas, parece um sonho. Mas, a prática mostra que isso é ainda inviável para a tecnologia atual disponível.

Mesmo contando com assistentes virtuais, máquinas automatizadas, aplicativos inteligentes, big data e todas as outras ferramentas de ponta, não tem como deixar que apenas as máquinas trabalhem. De acordo com estudo da PwC, até 30% das funções de trabalho podem ser automatizadas até o meio da década de 2030.

Mas, isso não significa que to...

Artigo atualizado em 25/10/2022 05:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica