Publicado em 01 nov 2022

A conformidade das válvulas-borboleta de ferro fundido nodular para saneamento

Redação

As válvulas-borboleta são as que utilizam como elemento de fechamento um obturador que pode ser girado por um ângulo de cerca de 90°. A válvula fecha quando o obturador estiver perpendicular ao sentido do fluxo, aberta quando o obturador estiver paralelo ao sentido do fluxo, e pode ser utilizada para regulagem quando o obturador estiver posicionado em algum ponto entre aberto e fechado. Ela funciona com um disco que é rotacionado em 90° em torno do eixo que se posiciona perpendicularmente a direção de fluxo do fluido. Quando o disco se assenta na sede de vedação, o fluxo é totalmente bloqueado. Por sua vez posicionando-se o disco em posições intermediárias é possível realizar o controle de vazão. O ferro fundido é uma excelente opção para aplicação no corpo e até mesmo no disco da válvula borboleta, por possuir características como a eficiência no amortecimento de energia vibracional, resistência a desgaste, propriedades próximas a do aço carbono a um custo mais competitivo, bom custo benefício e é aplicável para diversos fluidos. O ferro fundido é utilizado frequentemente no corpo da válvula borboleta, contudo nem sempre é possível utilizá-lo nos componentes internos que entram em contato direto com o fluido, por questões de compatibilidade química. Frequentemente, pode-se usar a válvula-borboleta de ferro fundido com disco em aço inox, o que aumenta a compatibilidade química da válvula com mais fluidos, podendo ser utilizada para a maioria dos casos. Para estar em conformidade, os produtos devem cumprir obrigatoriamente os requisitos normativos de fabricação, inspeção e recebimento de válvulas-borboletas, de vedação resiliente, fabricadas de ferro fundido nodular (dúctil) para uso geral no bloqueio e regulagem de fluidos em instalações de saneamento.

Da Redação – 

A válvula borboleta de ferro fundido tem como principal função atuar no controle e interrupção do fluxo em tubulações diversas, sendo que esse fluxo pode ser tanto liquido, quanto gasoso, de diferentes teores químicas, sua aplicação é especialmente utilizada na engenharia civil e em industrias. Portanto, pode ser um modelo produzido a partir da matéria prima do ferro, o que garante que o equipamento apresente forte resistência e extensa vida útil, necessidade apenas de pequenas manutenções para assim garantir seu excelente funcionamento. Seu uso é indicado principalmente para tubulações que possuem baixa pressão e rápida ação. Além disso, pode ser acionada manualmente, tendo uma alavanca na qual funciona o controle de abertura e fechamento do disco, que impede ou controla a passagem dos líquidos.

Para a verificação do controle do processo de fabricação, o comprador pode utilizar equipe própria ou uma entidade neutra para verificar o controle de fabricação ou efetuar auditoria específica. O fabricante deve colocar à disposição do comprador ou entidade neutra, auditor ou inspetor, os documentos do seu control...

Artigo atualizado em 01/11/2022 05:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica