A fabricação conforme de pneus de camionetas, ônibus, caminhões e seus rebocados
Redação
O processo de fabricação desses pneus envolve quatro etapas: misturar, moer, construir e curar. O processo de mistura é como a borracha do seu pneu é realmente criada. Cada pneu é composto de até 30 ingredientes, incluindo borracha, enchimentos e outros ingredientes. Depois que a borracha é devidamente misturada e resfriada, ela passa pela moagem. Durante esse processo, a borracha é cortada nas partes estruturais que compõem o formato do seu pneu. Peças adicionais, como talões, lonas e correia, também são criadas durante o processo de moagem. Em seguida, vem a construção de dentro para fora, colocando componentes cruciais como talões, lonas, cintas de aço e banda de rodagem. O resultado final é o que é conhecido como um pneu quase pronto, mas não totalmente pronto para a estrada. Finalmente, o pneu é vulcanizado com moldes quentes em uma prensa de cura, resultando nos pneus acabados usados nos veículos indicados. Há parâmetros normativos obrigatórios que definem os requisitos e os métodos de ensaio a serem atendidos na fabricação dos pneus de camionetas, ônibus, caminhões e seus rebocados, destinados ao uso nas vias públicas. Também definem os pneus que podem ser submetidos à operação de ressulcagem.
Da Redação –
O processo de produção desses pneus começa com a seleção de vários tipos de borracha, juntamente com óleos especiais, negro de fumo, pigmentos, antioxidantes, sílica e outros aditivos que se combinam para fornecer as características exatas desejadas. Compostos separados são usados para diferentes partes do pneu. Uma máquina misturadora combina as várias matérias-primas para cada composto em um lote homogeneizado de material preto com a consistência de goma. O processo de mistura é controlado por computador para garantir uniformidade. Os materiais compostos são então enviados para máquinas para processamento posterior nas paredes laterais, sulcos ou outras partes do pneu.
Então começa a tarefa de montar o pneu. O primeiro componente a ser colocado na máquina de construção de pneus é o revestimento interno, uma borracha especial que é resistente à penetração de ar e umidade e toma o lugar de uma câmara de ar. Em seguida, vêm as lonas e correias da carroceria, que geralmente são feitas de poliéster e aço. As lonas e correias dão resistência ao pneu, ao mesmo tempo em que fornecem flexibilidade.
As correi...