Publicado em 22 nov 2022

A deformação e a ruptura por fluência sob tração dos geotêxteis

Redação

Os geotêxteis são produtos têxteis permeáveis constituídos por fibras oriundas da fusão de polímeros. Os principais tipos de polímeros utilizados na fabricação de geotêxteis são a poliamida (PA), o polietileno (PE), o poliéster (PET) e o polipropileno (PP). Apesar da grande diversidade de geotêxteis, é possível identificar duas classes principais: a dos geotêxteis tecidos e a dos não tecidos. Os tecidos são materiais obtidos por meio do entrelaçamento de fios, monofilamentos ou de outros componentes, segundo direções preferenciais, denominadas trama (sentido transversal) e urdume (sentido longitudinal). Os não tecidos são compostos por fibras cortadas ou filamentos contínuos distribuídos aleatoriamente e interligados por processos mecânicos, térmicos ou químicos. A resistência à tração é a carga máxima por unidade de largura, em quilonewtons por metro, suportada por um material específico submetido a uma carga externa de tração, quando medida de acordo com a NBR ISO 10319 e a carga de fluência em tração é a carga estática de tração por unidade de largura, em quilonewtons por metro, aplicada ao corpo de prova e mantida constante ao longo do ensaio. A carga de fluência em tração é também usualmente expressa como uma porcentagem da resistência à tração da amostra. O valor da carga de fluência em tração deve incluir a pré-carga e, se aplicável, qualquer carga devida ao sistema de carregamento da aparelhagem. Há um método para determinação do comportamento em deformação e na ruptura por fluência sob tração de geotêxteis e produtos correlatos, em uma situação não confinada.

Normalmente, os geotêxteis são empregados em diversas obras de engenharia civil, como estradas, vias de acesso, pátios, ferrovias, canais, barragens, diques, estabilização de encostas, entre outras. São usados dentro do solo ou em contato com outros materiais na obra. As funções freqüentemente associadas aos geotêxteis são: a drenagem (coleta e conduz um fluido ao longo do seu plano), a filtração (retém partículas do solo, possibilitando a passagem de um fluido), a separação (impede a mistura de materiais de naturezas diferentes), a proteção (previne danos a outros elementos da obra) e o reforço (quando inserido em uma massa de solo, proporciona a melhoria do comportamento mecânico do solo).

De uma forma geral, os ensaios utilizados para caracterizar os geotêxteis podem ser agrupados em físicos, mecânicos, hidráulicos e de desempenho. Os físicos são empregados para a identificação do produto e envolvem basicamente a determinação da gramatura (massa por unidade de área) e espessura. Os mecânicos permitem a obtenção de parâmetros relacionados ao comportamento carga-alongamento do material.

Por serem bastante empregados no contexto de controle d...

Artigo atualizado em 22/11/2022 04:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica