Publicado em 29 nov 2022

Os carros elétricos precisam superar os desafios para serem mais verdes

Redação

Um tema que tem ganhado bastante destaque é o mercado de carros elétricos, que se mostra bastante aquecido: estima-se que em 2021 as vendas somaram 6,7 milhões de unidades em todo o mundo. No entanto, há diversos desafios que precisam ser superados para que esses veículos sejam cada vez mais verdes e sustentáveis.

Alexandre Ribas – 

A expansão de carros elétricos em circulação é cada vez maior. Segundo o portal Statista, estima-se que em 2021 as vendas somaram 6,7 milhões de unidades em todo o mundo. Além disso, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) aponta que, em julho deste ano, a frota brasileira atingiu a marca histórica de 100 mil veículos. No entanto, embora a solução para a descarbonização pareça lógica, nem tudo é o que parece. O uso de carros elétricos pode não ser tão sustentável e ainda enfrentar barreiras econômicas.

Apesar da China, que lidera o setor, investir em fontes mais limpas de energia — o que a coloca, por exemplo, entre as maiores produtoras de energia eólica, com 28,3% da capacidade instalada do mundo, segundo o Global Wind Energy Council (CWEC) —, a dependência da queima do carvão para gerar energia elétrica ainda é grande. Da mesma forma, o Brasil depende de usinas hidrelétricas, mas isso leva sua matriz a ser mais verde.

Os veículos elétricos têm uma série de vantagens, como maiores eficiências, performance e aceleração. Mas hoje, em essência, refletem a matriz energética do país. A ...

Artigo atualizado em 29/11/2022 06:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica