Publicado em 20 dez 2022

A capacidade de levantamento dos assentadores de tubos e pás-carregadeiras

Redação

Normalmente, o assentamento de tubos prevê cinco tipos normais de trabalho relacionados, principalmente, com os cuidados a adotar com o fundo e o reaterro da vala. O tipo 1 é feito no fundo da vala plano (solo de origem inalterado), com reaterro não compactado; o tipo 2 é realizado no fundo da vala plano (solo de origem inalterado), com reaterro levemente compactado até a metade do tubo; o tipo 3 é o tubo assentado em vala sobre leito de terra solta, não compactada, com espessura mínima de 100 mm, com reaterro levemente compactado até a parte superior do tubo; o tipo 4 é o tubo assentado em vala sobre leito de areia, pedregulho ou pedra britada, com espessura de 1/8 do diâmetro do tubo ou, no mínimo, de 100 mm, com reaterro compactado até a parte superior do tubo (aproximadamente 80% do proctor normal - PN); e o tipo 5 que é feito com tubo assentado em vala sobre leito de material granular até a metade do tubo, com material granular ou material selecionado compactado até a parte superior do tubo, com aproximadamente 90% do PN, com terra solta ou material selecionado que são definidos como solo nativo escavado da própria vala, isento de pedras ou materiais estranhos. A capacidade de levantamento do mecanismo de levantamento é a carga que pode ser levantada no gancho de carga por uma força gerada por qualquer combinação de força mecânica ou hidráulica no guindaste e/ou cilindro (s) hidráulico (s), a uma projeção de carga específica sem exceder qualquer um dos seguintes limites: carga de tombamento; pressão de trabalho no circuito ou de retenção no circuito em qualquer circuito; e fator do cabo no cabo de carga ou cabo da lança do guindaste. Algumas das combinações possíveis de força para o mecanismo de levantamento incluem: a força mecânica do guindaste no cabo de carga e cabo da lança do guindaste; a força hidráulica do guindaste no cabo de carga e cabo da lança do guindaste; a força mecânica no guindaste para o cabo do guindaste da carga e cilindro (s) hidráulico (s) para o cabo do guindaste da lança; e os cilindros hidráulicos para o cabo de carga e cabo da lança do guindaste. Os usuários precisam entender que há um método uniforme de calcular e um método de ensaio para validar a capacidade nominal de levantamento, conforme apresentado na literatura comercial para assentadores de tubos e pás-carregadeiras ou tratores de rodas equipados com uma lança lateral operada hidráulica ou mecanicamente, articulada somente na vertical. A capacidade nominal de levantamento considera os limites do mecanismo do guindaste, as cargas de tombamento e o fator do cabo.

Da Redação – 

A terraplenagem é o processo que consiste em mover ou processar grandes partes da superfície do solo. Normalmente, esse procedimento não envolve apenas terra, podendo também se tratar de rochas. A finalidade de terraplenagem é aplanar um determinado terreno para vários tipos de construções, como canais, estradas, barragens, preparação do terreno para edifícios ou fábricas.

Algumas operações são básicas no processo de terraplenagem. A escavação, em que a máquina rebaixa a topografia natural do terreno para a cota pré-estabelecida no projeto de construção. A escavação com remoção de terra, em que, além de escavar o terreno, a terra removida é carregada para locais chamados de aterros ou bota-foras. Já a terraplanagem sem remoção de terra, a há a escavação no local em que a topografia está acima das cotas do projeto. Essa terra é depositada nos locais da área onde os níveis do terreno estão abaixo do ideal, de acordo com o projeto. Esse procedimento também recebe o nome de corte e compensação.

Quanto às máquinas, no caso de levantamento de cargas diversas, a capacidade nominal deve ser expressa para uma ...

Artigo atualizado em 20/12/2022 11:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica