Publicado em 15 ago 2023

A conscientização pública sobre o escopo e os riscos da inteligência artificial (IA)

Redação

Com os rápidos avanços na IA, será que são necessárias políticas para manter a tecnologia sob controle?

Henry J. Lindborg – 

O desenvolvimento de inteligência artificial (IA) completa pode significar o fim da raça humana”, alertou Stephen Hawking em 2014 (1). Apenas um componente da IA completa - processamento de linguagem natural - foi a tecnologia por trás do lançamento em novembro de 2022 do Chat GPT-3 (generative pretrained transformer)) da Open AI, que aumentou drasticamente a conscientização pública sobre o escopo e os riscos da IA.

A revelação de que um gadget gratuito é multilíngue e capaz de tarefas rotineiras em vários setores, bem como escrita criativa (e notável plágio acadêmico), atingiu a força de uma epifania: riscos de tecnologia semelhante criando desinformação por meio de deepfakes - um vídeo fraudulento de 2022 de A rendição do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, à Rússia (2) por exemplo – e a clonagem de vozes para golpes levaram a uma advertência da Comissão Federal de Comércio sobre práticas enganosas de IA (3).

Apesar das ameaças percebidas aos empregos, desde direitos autorais até leis, integridade acadêmica e confiança nas comunicações digitais, a extinção humana ainda não ocorreu. Uma...

Artigo atualizado em 15/08/2023 05:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica