Publicado em 28 nov 2023

Os ensaios geotécnicos de penetração de cone mecânico (CPTM)

Redação

O ensaio de penetração de cone mecânico (CPTM) consiste em cravar uma ponteira de extremidade cônica, por meio de uma série de hastes de cravação no solo, com velocidade de cravação constante. Durante a cravação, podem ser registradas medidas de resistência à penetração do cone, resistência total à penetração e/ou atrito lateral. Os resultados dos ensaios podem ser utilizados para interpretação da estratigrafia, classificação do tipo de solo e avaliação de parâmetros geotécnicos. Há requisitos normativos obrigatórios para o ensaio de penetração de cone mecânico (CPTM), incluindo os requisitos de equipamentos, execução e emissão de relatórios. Os resultados destes ensaios geotécnicos são especialmente adequados à determinação qualitativa e/ou quantitativa de um perfil do subsolo, juntamente com investigações diretas, ou para comparação com outros ensaios in situ.

O método de teste consiste em empurrar primeiro uma ponta de cone instrumentada no solo a uma taxa controlada (geralmente 2 centímetros/segundo). A resolução do CPTM no delineamento de camadas estratigráficas está relacionada ao tamanho da ponta do cone, sendo que as pontas típicas do cone possuem área de seção transversal de 10 ou 15 cm², correspondendo a diâmetros de 3,6 e 4,4 cm.

Em contraste com o CPT mecânico, os cones elétricos ou piezocones são equipados com sensores elétricos e elementos de medição, fornecendo assim verdadeiras medições insitu dos parâmetros desejados. Como tal, a precisão e resolução superiores de todos os sinais obtidos são o padrão para o CPTM atual. Além da maior precisão, os cones elétricos permitem medições adicionais por meio de sensores extras, como pressão dos poros (posição U1), inclinação, temperatura, etc.

Antes de adicionar uma haste de cravação, a linearidade (retidão) das hastes deve ser verificada usando um dos seguintes métodos: segurar a haste verticalmente e rotacioná-la, se a haste parecer oscilar, a linearidade é inaceitável; rolar as hastes em uma superfície plana, se, durante a rolagem, a distân...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica