Publicado em 09 jan 2024

O controle de processo para a produção da impressão flexográfica

Redação

A impressão flexográfica ou flexografia é utilizada na produção de sacolas e sacos devido à sua capacidade de imprimir em diversos tipos de substratos flexíveis, como plásticos, papel e materiais laminados. É usada na produção de embalagens de alimentos, produtos de consumo, produtos industriais, etc. e isso se explica porque esse método produtivo permite impressões em alta velocidade, com boa qualidade de impressão e a capacidade de imprimir em superfícies irregulares. Além disso, a flexografia oferece a flexibilidade de utilizar uma variedade de tintas, incluindo tintas à base de água, tintas solventes e tintas UV, o que a torna adequada para várias aplicações em sacolas e sacos. Há parâmetros normativos para a o intercâmbio de dados e informações necessárias para a definição dos alvos da impressão flexográfica em quatro cores ou mais, de embalagens e materiais de publicação, incluindo papel jornal. Baseia-se no uso de dados de caracterização de cores para especificar os alvos colorimétricos da impressão e inclui atribuição de responsabilidade, e tolerâncias recomendadas em parâmetros críticos do processo de impressão flexográfica. Essas especificações são aplicáveis na impressão flexográfica de publicações, incluindo revistas, catálogos e materiais comerciais, além da impressão flexográfica de embalagens, incluindo rótulos, caixas e embalagens flexíveis; e processos de prova de meio tom e tom contínuo que preveem os resultados colorimétricos da impressão flexográfica.

Da Redação – 

A impressão flexográfica difere de outros processos de impressão pelo uso de uma variedade de configurações e tipos de máquinas de impressão, sequência e tipos de tinta, cilindros anilox, tipos de substrato, etc. Cada um deles envolve diferentes condições de impressão e alvos para controle de processo.

A cor do produto impresso deve corresponder a um conjunto de dados de caracterização ou a uma condição de impressão acordada entre o fornecedor e o cliente, sendo especificado os requisitos mínimos e tolerâncias a serem comunicados e produzidos. A finalidade de uma prova é simular, o mais próximo possível, as características visuais do produto final impresso, o que muitas vezes se torna um acordo contratual entre o fornecedor e o cliente.

A ISO 12647-7 estabelece os parâmetros de processo em que os dados de caracterização de cores são usados para produzir uma prova contratual. A intenção de saída definida deve ser um dataset consistente, sendo recomendado o uso de um conjunto de referência de dados de caracterização aceito pela indústria. O uso de um conjunto de dados de uma impressora flexográfica inco...

Artigo atualizado em 09/01/2024 12:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica