Publicado em 19 mar 2024

A armazenagem com o uso das estruturas tipo porta-paletes seletivos

Redação

As estruturas seletivas para paletes envolvem os sistemas de estantes para paletes mais comumente usados. Eles permitem aos usuários selecionar qualquer carga de paletes do sistema de estruturas sem ter que mover quaisquer outros paletes. Esses sistemas são a variedade mais barata disponível, com base na posição do custo por palete. As estruturas tipo porta-paletes seletivo (PPS) são fabricadas em aço-carbono de baixa liga e alta resistência mecânica, para as quais aplicam-se os parâmetros normativos estabelecidos. Os aços utilizados nos elementos com função estrutural (longarinas e montantes) devem ter qualificação estrutural e possuir propriedades mecânicas adequadas para receber o trabalho a frio e apresentar relação entre a resistência à ruptura e a resistência ao escoamento (fu/fy) maior ou igual a 1,08, e o alongamento após ruptura não deve ser menor que 10% para base de medida igual a 50 mm ou 7% para base de medida igual a 200 mm, conforme ASTM A 370:2005. A utilização de aços em elementos sem função estrutural (perfis) é permitida, se o aço possuir propriedades mecânicas adequadas para receber o trabalho a frio. Não devem ser considerados no projeto os valores superiores a 180 MPa e 300 MPa, respectivamente, para a resistência ao escoamento (fy) e a resistência à ruptura (fu) conforme a NBR 14762:2001. Há orientações normativas sobre o projeto, cálculo, montagem e utilização das PPS em sistemas de armazenagem, que se aplicam somente às estruturas de aço-carbono.

Da Redação – 

Essas estruturas são, em geral, feitas de aço e são destinadas à armazenagem de produtos em grande quantidade. Elas podem aguentar desde pequenos volumes até cargas paletizadas de 2.500 kg. Os paletes com as cargas são, normalmente, colocados na estrutura com a utilização de empilhadeiras.

Essa solução logística é amplamente utilizada em supermercados atacadistas ou varejistas, montadoras de veículos, galpões de transportadoras e alfândega. Nos estoques que fazem o uso de empilhadeiras, os porta paletes facilitam a rotina, diminuindo a necessidade de mão de obra manual para a movimentação de produtos.

A organização com essa ferramenta também busca diminuir o tempo de carregamento e descargas de mercadorias. Outra finalidade é a redução de espaços de estocagem, melhorando a utilização de ambientes e mitigando danos causados aos produtos. Essas melhorias podem propiciar agilidade e otimização nos processos de armazenagem. Contudo, existem alguns tipos de porta paletes e cada um possui a sua finalidade.

Nessas estruturas o comprimento de flambagem para um determinado elemento de um sistema é determ...

Artigo atualizado em 19/03/2024 02:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica