As tendências e os impactos na gestão de pessoas nos próximos anos
Redação
Atualmente, as empresas seguem lidando com outros fatores que trazem ainda mais complexidade a esse tema: como a volatilidade econômica, a ascensão da inteligência artificial generativa e as crescentes expectativas dos funcionários. Segundo alguns estudos conduzidos por Gartner, Accenture, Deloitte e Gallup, algumas tendências emergem como protagonistas nesse momento.
Katiuscia Teixeira –
O cenário para a gestão de pessoas segue em constante evolução e, à medida que adentramos o ano de 2024, logo percebemos que seguiremos com o desafio de atrair e reter talentos. Segundo estudo conduzido pela Accenture, mais de 90% dos CEOs, globalmente, reportam que a escassez de talentos e a falta de competências relevantes para o futuro estão entre os cinco principais desafios.
Ainda, como um tempero adicional, seguimos lidando com outros fatores que trazem ainda mais complexidade ao tema: como a volatilidade econômica, a ascensão da inteligência artificial generativa e as crescentes expectativas dos funcionários. Segundo alguns estudos conduzidos por Gartner, Accenture, Deloitte e Gallup, algumas tendências emergem como protagonistas nesse momento.
- A inteligência artificial generativa (GenAI) como aliada - Contrariando as preocupações sobre a substituição de empregos, a GenAI expande oportunidades ao redesenhar funções, gerando novas responsabilidades e oportunidades para os colaboradores. Ao invés de enquadrar-se como ameaça, a inteligência artificial se apresenta como uma aliada na evol...