Publicado em 26 mar 2024

A qualidade e os ensaios da colagem das chapas de madeiras compensadas

Redação

A qualidade de colagem dos compensados é classificada em três classes de acordo com a ISO 12465, com base na resistência à umidade. A classe 1 ou ambiente seco é apropriada para painéis de madeira compensada indicados para uso em ambientes internos normais, excluindo qualquer exposição direta prolongada ao tempo. a classe 2 ou tropical seco/ambiente úmido é apropriada para painéis de madeira compensada a serem utilizados em aplicações externas protegidas (por exemplo, abrigado sob coberturas), mas capaz de resistir à exposição a intempéries por períodos curtos (por exemplo, enquanto exposto durante a construção). É também adequada para interiores onde as condições de umidade são piores que na classe 1. A classe 3 ou alta umidade/ambiente externo é apropriada para painéis de madeira compensada sujeitos à exposição a intempéries por longos períodos. Assim, a durabilidade do painel de madeira compensada depende não somente da qualidade de colagem, mas também de outros fatores. Há requisitos normativos para a determinação das classes de qualidade de colagem de chapa de madeira compensada multilaminada, sarrafeada com sarrafos finos, grossos e laminados, colados com resinas termoativas, de acordo com sua utilização final. Igualmente, existem os métodos de ensaios para a determinação da qualidade de colagem das chapas de madeira compensada.

Da Redação – 

A estrutura e as propriedades dos painéis de compensado são formadas no processo de prensagem a quente. A prensagem a quente é uma das operações mais importantes na produção de compensados, o que impacta nas suas propriedades. Esta operação também é importante do ponto de vista económico.

A etapa de prensagem a quente determina o desempenho da linha de prensagem e define a capacidade da fábrica. A prensagem a quente é um dos processos que mais consome energia na fabricação de compensados após o processo de secagem. Os parâmetros de prensagem a quente, como tempo de prensagem, pressão e temperatura, são fatores-chave que afetam diretamente as propriedades dos painéis.

Para cada classe de qualidade de colagem, tanto a média da tensão de cisalhamento quanto a média da ruptura coesiva aparente da madeira, devem ser determinadas de acordo com ensaios. Os corpos de prova devem receber um pré-tratamento de acordo com a classe de colagem a ser utilizada. Um mínimo de dez corpos de prova por linha de cola, deve satisfazer os critérios apresentados na tabela abaixo.

...

Artigo atualizado em 26/03/2024 05:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica