A determinação do tempo de pega de concretos pela resistência à penetração
Redação
O tempo de início de pega é o decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, necessário para que uma argamassa atinja a resistência à penetração igual a 3,5 MPa (500 psi) e o tempo de fim de pega é o decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, necessário para que uma argamassa atinja uma resistência à penetração igual a 27,6 MPa (4.000 psi) O início da pega do concreto é o momento em que, após a adição de água, começam as reações químicas de cristalização do cimento que culminam no endurecimento e na solidificação da mistura. O tempo de fim de pega é o tempo decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, necessário para uma argamassa atingir a resistência à penetração igual a 27,6 Mpa. O fim de pega é o intervalo decorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat penetra 0,5 mm na pasta de cimento. Há parâmetros normativos para o método para a determinação do tempo de pega de concretos e argamassas de cimento Portland por meio da medida da resistência à penetração. Eles se aplicam ao concreto com abatimento maior do que 10 mm, determinado conforme a NBR 16889, e quando os ensaios com a argamassa do concreto fornecerem a informação requerida. Assim, eles podem ser aplicados para a determinação dos efeitos de algumas variáveis sobre o tempo de pega e as características de endurecimento do concreto, como os efeitos da temperatura, do tipo de cimento, da proporção de misturas, de produtos de adição e de aditivos.
Da Redação –
Um aglomerante é o material ativo, ligante, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos dos agregados e se constitui um elemento ativo que entra na composição das pastas, natas, argamassas e concretos. Os principais aglomerantes são: cimento, cal e gesso. As argamassas são uma mistura de agregados miúdos e aglomerantes com água, feita com areia natural lavada, misturada com cimento Portland e/ou cal ou misturada com gesso, sendo utilizadas para unir tijolos e blocos, como assentamento, e para revestimentos.
Basicamente, um cimento misturado com certa quantidade de água (de modo a se obter uma pasta plástica), começa a perder a plasticidade ao longo de um certo período. Por isso, além de se entender os conceitos por trás desses termos como pega e endurecimento, deve-se compreender o seu processo de ocorrência. Aparentemente, a pega é causada pela hidratação seletiva dos compostos do cimento. Para impedir que isso ocorra, adiciona-se sulfato de cálcio ao clínquer. Ou seja, a adição de sulfato de cálcio atrasa a formação de aluminato de cálcio hidratado.
Em um ciment...