Evitando as colisões das máquinas de movimentação de solo
Redação
As máquinas e os sistemas de segurança devem estar em conformidade com os requisitos de segurança e/ou com as medidas de proteção/redução de risco. Além disso, a máquina e os sistemas devem ser projetados de acordo com os princípios da NBR ISO 12100:2013 para os perigos relevantes, porém não significativos. O CxS é um sistema de advertência contra colisão (CWS) ou um sistema de prevenção contra colisão (CAS), ou um sistema que forneça ambos. Já o dispositivo CxS é um dispositivo com sensores que fornecem as suas funções para detectar objetos pretendidos nas proximidades da máquina, determinar o nível de risco de colisão, alertar o operador da presença do objeto pretendido para um sistema de advertência contra colisão (CWS) e/ou fornecer sinais ao sistema de controle da máquina por meio de uma interface de comunicação, para iniciar a ação interventiva de prevenção contra colisão apropriada na máquina para um sistema de prevenção contra colisão (CAS). Há orientações normativas sobre os princípios dos sistemas de advertência contra colisão e de prevenção contra colisão para as máquinas de movimentação de solo, conforme definido na NBR ISO 6165, para as máquinas móveis para mineração subterrânea, conforme definido na ISO 19296, e para as máquinas para construção de vias públicas, conforme definido na ISO 22242. Os requisitos gerais incluem a detecção de objetos, advertências ao operador, controle de intervenção automática para evitar colisão e procedimentos de ensaio, sendo destinado a ser utilizado em conjunto com as outras partes da série NBR ISO 21815, as quais fornecem orientações e requisitos detalhados para os sistemas de advertência contra colisão e de prevenção contra colisão e para determinação de áreas de risco e níveis de risco. Os requisitos e definições específicos para tipos específicos de máquinas são dados nas partes de caso de uso da série NBR ISO 21815. Eles abrangem a prevenção contra colisão por meio da redução de velocidade ou inibição, porém não abrangem a prevenção por meio de manobras automáticas (por exemplo, direção) distanciando-se do objeto pretendido.
Da Redação –
O uso crescente da tecnologia de sistemas de detecção e de prevenção na área de máquinas de movimentação de solo tem auxiliado os operadores a operar máquinas com segurança no campo da mineração e construção. Ao mesmo tempo, há demandas para elaborar normas para máquinas e sistemas que detectam, alertam e intervêm para atenuar o risco de colisão. Existem atualmente duas normas sobre este assunto: a NBR ISO 16001 e a NBR ISO 17757.
Essas normas fornecem orientações para auxílios de visibilidade e sistemas de detecção de objetos para máquinas autônomas e semiautônomas, entretanto, atualmente não existe uma norma que descreva o alerta do risco de colisão, sinais de advertência e ações de prevenção contra colisão de máquinas operadas por humanos, quando houver risco de colisão. Os sistemas de advertência e prevenção contra colisão são tecnologias em desenvolvimento, e os algoritmos ainda não estão avançados e não são bem compreendidos. A norma destina-se a promover a inovação e acelerar o ritmo das melhorias em novas tecnologias de advertência e prevenção contra colisão. Os seus requisitos de desempenho são tec...