Publicado em 01 out 2024

Como a IA pode mudar o desenvolvimento dos softwares

Redação

A combinação de diferentes modelos e tecnologias de inteligência artificial (IA) já impulsiona a programação e traz diversos benefícios quando aplicada de forma estratégica e coordenada. Pode-se incluir alguns exemplos, como a automação de tarefas repetitivas, a formatação de código, a refatoração e geração de documentação. Todas essas atividades já são aceleradas e parcialmente automatizadas com ajuda da IA.

Rodrigo Costa – 

A esta altura, acredito que todos já perceberam que a IA não é apenas um hype que surgiu a partir da popularização do acesso a modelos baseados em PLN (processamento de linguagem natural), como o ChatGPT e outros que foram lançados na sua esteira. Esta popularização foi apenas o início de uma onda que vinha crescendo de forma nichada e que, ao ganhar atenção ampla, estourou em um sucessivo desdobramento de novas aplicações e perspectivas, com promessas de revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia, seja no dia a dia ou no trabalho.

Apesar de todas as evoluções da IA já presenciadas, ainda estamos no começo da revolução prometida e há muito a ser explorado e transformado. É o que estamos vendo no caso específico do desenvolvimento de softwares.

A IA está gerando grandes impactos na capacidade de empresas e profissionais em desenvolver programas com mais eficiência e customização. Este potencial de transformação acontece por meio de uma ampla variedade de modelos, que vai além do PLN e inclui: machine learning, deep learning e visão computacional, entre outros.

No caso de machine le...

Artigo atualizado em 25/09/2024 04:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica