Os perigos cada vez maiores em usar a internet
Redação
A internet é uma rede global, usada por organizações para todas as comunicações, tanto digitais como de voz. Dado que alguns usuários direcionam ataques para essas redes, é crítico lidar com os riscos de segurança relevantes. O avanço da mídia digital criou riscos que afetam o bem-estar biopsicossocial dos adolescentes. Alguns desses riscos são cyberbullying, abuso em encontros virtuais, sexting, aliciamento online e uso problemático da internet. Esses riscos foram estudados individualmente ou por meio de associações de alguns deles, mas não foram explorados em conjunto. O objetivo principal é determinar a comorbidade entre os riscos descritos e identificar os perfis de pessoas vitimizadas. Além disso, o hacking que se refere ao acesso não autorizado e à manipulação de dispositivos móveis, sistemas de computador, redes ou sites se tornou uma constante. O seu objetivo é frequentemente roubar dados confidenciais ou causar danos ao sistema. Os hackers usam uma variedade de técnicas, incluindo e-mails de phishing, malware e engenharia social para obter acesso a um sistema. A NBR ISO/IEC 27032 de 06/2024 - Segurança cibernética — Diretrizes para segurança na internet fornece uma explicação da relação entre segurança na internet, segurança na web, segurança na rede e segurança cibernética; uma visão geral da segurança na internet; a identificação das partes interessadas e descrição de seus papéis na segurança na internet; e uma orientação de alto nível para abordar problemas comuns de segurança na internet. Este documento destina-se a organizações que utilizam a internet.
Da Redação –
O objetivo desse documento normativo é endereçar as questões de segurança na internet e fornecer a orientação para a abordagem de ameaças comuns à segurança na internet, como os ataques de engenharia social; os ataques de zero-day; os ataques à privacidade; hacking; e a proliferação de software malicioso (malware), spyware e outros softwares potencialmente indesejados. As orientações contidas neste documento fornecem os controles técnicos e não técnicos para lidar com os riscos de segurança na internet.
Isso inclui os controles para a preparação contra ataques; a prevenção de ataques; a detecção e monitoramento de ataques; e a resposta a ataques. As orientações se concentram em fornecer as melhores práticas do setor, ampla educação do consumidor e do funcionário para ajudar as partes interessadas a desempenhar um papel ativo para enfrentar os desafios de segurança na internet.
O documento também se concentra na preservação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações na internet e outras propriedades, como autenticidade, responsabilização, não repúdio e confiabilidade que também ...