O desempenho e a qualificação dos equipamentos de fluxo unidirecional (EFU)
Redação
Os equipamentos de fluxo unidirecional (EFU) são projetados para prover um ambiente limpo localizado, para proteger um produto ou a operação de produção. Geralmente, estes equipamentos são utilizados no interior de outro ambiente controlado, de menor limpeza do ar. Além disso, estes equipamentos podem ser posicionados sobre uma seção de um equipamento de produção, para evitar que o produto fique exposto a um ambiente não controlado. Os EFU são utilizados apropriadamente e são qualificados após a sua instalação. Existem os procedimentos normativos para a avaliação de desempenho e requisitos para aquisição e qualificação dos EFU que se aplicam para definir as bases de acordo entre usuário e fornecedores do EFU e de serviços.
Da Redação –
O usuário deve entender que há uma preparação de um local adequado para o EFU e para a instalação apropriada do equipamento. A área onde o EFU vai ser instalado deve ser limpa e aspirada antes da instalação. No caso de paredes, tetos ou pisos especiais, um cuidado maior durante o processo de instalação deve ser tomado.
O equipamento deve ser localizado longe do fluxo de pessoas e portas que possam prejudicar as características do fluxo de ar. A unidade deve ser posicionada longe de ventiladores, aquecedores e grelhas/difusores de ar-condicionado e de qualquer outro equipamento que gere correntes de ar. Qualquer fluxo de ar proveniente dos sistemas descritos acima pode conduzir partículas para o interior da área útil de trabalho.
Os equipamentos sustentados em parede ou teto devem ser fixados a superfícies projetadas para suportar a carga estática e dinâmica do equipamento e seus acessórios. Deve haver um espaço livre adequado para o desempenho de toda a manutenção e operações de serviços necessários, com um espaço mínimo de 30 cm entre a entrada de ar da unidade e qualquer obstrução.
Para a inst...