Publicado em 03 dez 2024

O projeto de aparelhos de choque e tração (ACT) para vagões ferroviários

Redação

O aparelho de choque e tração (ACT) destina-se a absorver a energia cinética criada no sistema de choque e tração dos veículos ferroviários, quando em tráfego normal. O ACT é projetado para reduzir e controlar as forças longitudinais sobre as estruturas dos veículos, as quais figuram ao longo dos trens, podendo causar-lhes instabilidade. Dessa forma, os ACT são instalados nas extremidades das vigas centrais dos vagões ferroviários, com a finalidade de absorver parte da energia cinética gerada pelo choque do engate e desengate dos veículos ferroviários e choques internos das composições em movimento, permitindo que as forças e/ou impactos não danifiquem a estrutura do vagão e/ou a carga transportada. Quando os vagões trabalham em compressão, são apertados pelas hastes dos engates e cruzetas contra os batentes traseiros da viga central, comprimindo assim os componentes internos que dissipam parte da energia. Quando em tração, os ACT são puxados pelo fundo das braçadeiras contra as cruzetas, comprimindo igualmente os seus componentes internos, desta vez contra os batentes dianteiros. São disponibilizados os requisitos normativos para requisitos para o projeto e aplicação de aparelhos de choque e tração (ACT) em vagões ferroviários com peso bruto máximo entre 80 t e 150 t, para operação nas bitolas de 1,00 m e 1,60 m.

Da Redação – 

O ACT em um vagão ferroviário é um dispositivo crítico que conecta vagões e amortece as forças de impacto entre os vagões. Assim, um engate de tração de vagão ferroviário geralmente consiste em uma mola, um amortecedor e um elemento de absorção de energia. Eles são projetados para amortecer choques e vibrações durante a operação do veículo enquanto transferem tração entre os veículos.

As molas nos amortecedores absorvem e dispersam as forças de impacto. Eles podem ser selecionados de acordo com as necessidades específicas da aplicação para garantir elasticidade e estabilidade suficientes durante o transporte. O amortecedor é uma parte importante do buffer, que é usado para reduzir o choque e a vibração gerados pelo veículo durante a condução.

Eles geralmente usam princípios hidráulicos para fornecer absorção de choque estável, controlando e regulando o fluxo de fluido. Os elementos de absorção de energia são projetados para melhor mitigação de impacto. Eles podem ser feitos de borracha ou outros materiais que absorvem e dispersam energia em caso de colisão ou impacto, mantendo o veículo e seus passage...

Artigo atualizado em 29/11/2024 12:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica