As especificações e os ensaios de recebimento e aplicação dos materiais filtrantes
Redação
Esses materiais normalizados devem ser avaliados conforme a legislação de potabilidade vigente. Na aquisição, deve ser requerido um relatório de inocuidade em validade que comprove que os materiais fornecidos não alteram a qualidade da água e não oferecem risco à saúde. Inclui os materiais filtrantes, como a areia, carvão antracitoso, argila expandida e pedregulho da camada de suporte em filtros para abastecimento público de água. Há requisitos normativos para a especificação, a amostragem, os métodos de ensaio para recebimento e a aplicação dos materiais filtrantes, incluindo a areia, carvão antracitoso, argila expandida e pedregulho da camada de suporte em filtros para abastecimento público de água.
Da Redação –
Os filtros de água removem ou reduzem a presença de contaminantes nocivos na água, como bactérias, cloro, sedimentos e metais pesados. Eles podem melhorar o sabor, o odor e a segurança da sua água da torneira. No entanto, alguns filtros de água são mais eficazes do que outros quando se trata de remover certos contaminantes devido à eficácia do método de filtragem em que dependem.
Há parâmetros normativos específicos, por exemplo, para o pedregulho que deve ser constituído por fragmentos arredondados, não friáveis, encontrados em leitos de rios ou em jazidas, cujo tamanho varia entre 3,17 mm e 76 mm, com massa específica real não inferior a 2,5 g/cm³. Não mais que 25% da massa do pedregulho de qualquer tamanho pode ser formado por peças fraturadas ou angulosas.
A porcentagem de peças delgadas, laminadas ou alongadas, em que a maior dimensão excede três vezes a menor dimensão, deve ser no máximo de 2%. O pedregulho deve ser visualmente livre de piçarra, mica, areia, silte, argila, pó e impurezas orgânicas. A solubilidade do pedregulho em ácido não pode exceder os limites, conforme a tabela abaixo.