Publicado em 11 fev 2025

O revestimento interno de tanques aéreos para um espaço intersticial

Redação

Para a realização desse tipo de trabalho deve ser utilizado um tanque vertical, instalado acima do nível do solo e o tanque deve estar limpo e desvaporizado, deve ser inspecionado e reparado, se necessário, e deve apresentar espessura acima do limite mínimo admissível. As suas superfícies, que vão receber o revestimento interno, devem ser preparadas e os compósitos utilizados na aplicação do revestimento devem estar de acordo com a norma. O espaço intersticial criado (EIC) deve ser adequado ao processo de monitoramento contínuo de vazamento a ser instalado. Há parâmetros e procedimentos normativos para o revestimento interno de tanques aéreos para criação de espaço intersticial, de forma a permitir o monitoramento contínuo.

Da Redação – 

Todos os envolvidos com o processo de aplicação de revestimento interno em tanques devem estar cientes das precauções que devem ser tomadas para assegurar a saúde e segurança de todos os envolvidos. Por isso deve-se manter os combustíveis distantes dos olhos, pele e boca, pois eles podem provocar sérias lesões ou mesmo a morte, se inalados, absorvidos pela pele ou ingeridos.

Deve-se manter limpas e ventiladas as áreas de trabalho dentro e em volta do tanque e limpar imediatamente qualquer tipo de derrame. O manuseio e a disposição dos resíduos gerados durante o processo devem ser de acordo com as regulamentações e a legislação em vigor.

Deve ser utilizado água e sabão neutro ou qualquer outro produto aprovado para a limpeza de qualquer resíduo de combustíveis, de derivados de petróleo ou resíduo químico que entre em contato com a pele. Nunca utilizar gasolina ou solventes similares para a remoção de produto na pele.

Deve-se secar ao ar livre os uniformes ou roupas de proteção que tenham sido encharcados com combustíveis, distantes de qualquer fonte de ignição ou centelha e deve-se obedecer aos l...

Artigo atualizado em 05/02/2025 03:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica