As exigências normativas para a execução do concreto betuminoso usinado a quente
Redação
O concreto betuminoso é um tipo de material de construção utilizado para pavimentação de rodovias, estradas de serviço, estacionamentos, etc. O produto é composto de uma mistura de pedra e outros elementos agregados, mantidos juntos por um agente ligante. Essa substância aglutinante é chamada de betume, que é um subproduto do processo de refino de petróleo. Quando aquecido, ele se torna espesso e pegajoso, semelhante ao alcatrão. E conforme esfria, ele se solidifica em uma superfície densa. Em muitas partes do mundo, o concreto betuminoso também é frequentemente chamado de asfalto. Apesar da similaridade em seus nomes, o concreto betuminoso difere significativamente do concreto comum e não contém cimento. Enquanto a maioria das superfícies feitas de cimento são brancas ou cinzas, o concreto betuminoso se distingue por sua cor preta característica. Existem as condições normativas exigíveis para a execução de concreto betuminoso usinado a quente.

Da Redação –
O concreto betuminoso usinado a quente é formado pela mistura a quente de vários agregados e cimento asfáltico. Portanto, este tipo de material faz parte do grupo de pavimentação asfáltica, a mais utilizada no Brasil. Basicamente, o concreto asfáltico é formado por britagem, material de enchimento e uma liga betuminosa. Em relação às suas funções na pavimentação, ele pode ser usado em ruas das cidades e estradas, proporcionando uma excelente qualidade em sua aplicação.
A NBR 12949 de 08/1993 - Concreto betuminoso usinado a quente - Procedimento determina que, para a execução desse tipo de serviço, devem existir os depósitos para o ligante que devem ser capazes de aquecer o material às temperaturas fixadas nesta norma. O aquecimento deve ser feito por serpentinas a vapor, elet...