O projeto das lanternas de neblina utilizadas em veículos rodoviários
Redação
Considerado como um dispositivo luminoso de sinalização, localizado na traseira do veículo, o objetivo é torná-lo mais facilmente visível em circulação sob neblina. Elas podem ser de diferentes tipos e são dispositivos luminosos que diferem em aspectos essenciais, como a fonte de fornecimento, ainda que possuam a mesma denominação comercial; e as características do sistema óptico, como níveis de intensidade luminosa, ângulos de distribuição luminosa, inclusão ou eliminação de componentes capazes de alterar os efeitos ópticos por reflexão, refração e/ou absorção durante a operação. São estabelecidos os requisitos normativos de desempenho para esses produtos.

Da Redação –
As lanternas de neblina traseira são usadas com o intuito de ajudar em condições adversas (chuvas e neblinas), por isso sua intensidade é similar às da luz de freio. Isso significa que ela não pode (nem deve) permanecer ligada sem que tais condições climáticas estejam presentes.
Quando isso ocorre, os veículos que estão atrás acabam sendo muito prejudicados com a luz intensa e fica pior quando está garoando ou chovendo levemente (sem neblina), com a refração da luz nas gotas de chuva e no spray d’água que levanta do asfalto, quem vai atrás fica praticamente sem visão.
A cor da luz emitida pela lanterna de neblina deve ser vermelha, permanecendo dentro dos limites das coordenadas de cromaticidade que são os apresentados a seguir: limite para a cor amarela: y = 0,335; limite para a cor púrpura: y = 0,980 – x. Os pontos de interseção são apresentados na tabela abaixo.

Conforme descrito na ...