Publicado em 29 jul 2025

As características técnicas do hipoclorito de cálcio usado no tratamento de água

Redação

O hipoclorito de cálcio é extremamente reativo e não pode entrar em contato com óleos, graxas, tintas, solventes, hidrocarbonetos e produtos químicos em geral, para evitar a ocorrência de reações violentas. A água e outros líquidos em pequena quantidade, bem como umidade, também podem provocar reações violentas com o produto. Ele se apresenta na forma sólida,como pó, granulado. Por isso, há parâmetros normativos para a especificação técnica, a amostragem e os métodos de ensaios para o hipoclorito de cálcio utilizado no tratamento de água para abastecimento públicoe efluentes sanitários.

O hipoclorito de cálcio é um sólido granulado de coloração branca e possui um teor de cloro ativo de 65%, apresentando mais cloro disponível do que o hipoclorito de sódio. Dessa forma, ele é muito usado para a desinfecção de água potável por ser um forte agente desinfetante e sanitizante.

Quando se adiciona a substância à água, tem-se a formação do ácido hipocloroso (HOCl) que é o agente desinfetante. Como ele tem uma melhor estabilidade em água, principalmente em sistemas de água quente, ele garante que os pontos mais distantes da rede tenham uma perda menor dos teores de cloro residual livre, evitando o desenvolvimento microbiano nesses pontos.

O hipoclorito de cálcio tem sido a causa de inúmeros incêndios, explosões e desastres, muitos dos quais podem ser atribuídos a uma das seguintes causas ou combinação de causas: enchimento de recipientes danificados; arrumação inadequada e consequentes danos aos recipientes em caso de mau tempo; segregação inadequada de mercadorias como sólidos ou líquidos combustíveis e corantes, óleos e tecidos semelhantes, líquidos não combustíveis contendo água, compostos de amônio, sal amoníaco, etc.; impacto ou ...

Artigo atualizado em 23/07/2025 07:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica