Publicado em 18 fev 2020

A acessibilidade em comunicação na prestação de serviços

Redação

Os serviços e equipamentos avançados de comunicação, como computadores, tablets, telefones celulares, etc. precisam estar acessíveis e utilizáveis por pessoas com deficiência. Para serem acessíveis, as principais funções de um produto ou serviço devem ser localizáveis, identificáveis e operáveis por indivíduos com habilidades variadas e todas as informações necessárias para operar e usar o produto ou serviço devem ter uma saída ou exibição acessível. Para serem utilizáveis, os indivíduos com deficiências devem ser capazes de aprender e operar os recursos do produto ou serviço, além de poder acessar informações e documentação do produto ou serviço, incluindo instruções e guias do usuário. Além disso, as empresas devem fornecer acesso a serviços de suporte, como linhas de suporte e bancos de dados de suporte técnico, call centers, centros de serviços, serviços de reparo e serviços de cobrança. Saiba quais são as diretrizes gerais a serem observadas para acessibilidade em comunicação na prestação de serviços, consideradas as diversas condições e percepção e cognição, com ou sem a ajuda de tecnologia assistiva ou outra que complemente necessidades individuais.

acessibilidade2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho -

Os serviços avançados de comunicação incluem o serviço de protocolo de voz sobre internet interconectado, como serviço de telefone residencial fornecido por um provedor de serviços de internet; serviço de VoIP não interconectado, como o uso de um computador para se comunicar com voz pela internet; serviço de mensagens eletrônicas, como mensagens de texto, mensagens instantâneas ou e-mail; serviços interoperáveis de videoconferência. O equipamento coberto por essas regras inclui computadores, laptops, tablets e telefones celulares usados para mensagens de texto, mensagens instantâneas e e-mail e qualquer outro tipo de dispositivo usado para serviços avançados de comunicação.

 



Se possível, os fabricantes devem garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso ao hardware que produzem, bem como aos componentes de software que fornecem, como sistema operacional, interface do usuário, aplicativos e navegador da internet. As obrigações tam...

Artigo atualizado em 04/05/2020 04:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica