Publicado em 31 mar 2020

As placas de sinalização ferroviária

Redação

A sinalização é um dos componentes mais importantes dos muitos que compõem um sistema ferroviário. A segurança dos movimentos dos trens depende disso e o controle e o gerenciamento dos trens dependem deles. Ao longo dos anos, muitos sistemas de sinalização e controle de trens foram desenvolvidos para que hoje uma indústria altamente técnica e complexa se desenvolva. Assim, pode-se dizer como a sinalização ferroviária se desenvolveu e como ela realmente funciona. Também, importante conhecer a classificação e a padronização das placas de sinalização ferroviária.

 

Da Redação –

Nos primeiros anos das ferrovias, entre 1830 a 1840, não havia sinalização fixa - não havia sistema para informar o maquinista do estado da linha à frente. Os trens foram dirigidos, pois os operadores tinham que manter os olhos abertos para qualquer sinal de trem na frente, para que parassem antes de bater nele.

Depois disso, a experiência prática provou que isso não funcionava e que precisava haver uma maneira de impedir a passagem de trens entre si. Vários acidentes desagradáveis mostraram que havia muita dificuldade em parar um trem a uma curta distância.

Os problemas foram, em parte, a inexperiência e os freios ineficientes, mas o verdadeiro problema foi (e ainda é) o contato bastante tênue que existe na ferrovia entre a roda de aço e o trilho de aço para tração e frenagem.

Os níveis de aderência são muito mais baixos e os pesos dos veículos são muito maiores nas ferrovias do que nas estradas e, portanto, os trens precisam de uma distância muito maior para parar do que um automóvel viajando na mesma velocidade.

Nos primeiros dias das ferrovias, pensava-se que a maneira mais fácil de aumentar a distância de parada do maquinista era impor intervalos de tempo entre os trens. A maioria das ferrovias escolheu algo como 10 minutos como intervalo de tempo. Só se permitiam que um trem circulasse a toda velocidade 10 minutos após a partida anterior.

Bandeiras vermelhas, amarelas e verdes foram usa...

Artigo atualizado em 31/03/2020 11:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica