Publicado em 31 mar 2020

A disseminação da cultura da segurança de processo na indústria

Redação

As constatações recentes de acidentes catastróficos no mundo conclamam toda a comunidade do Planeta para uma reflexão urgente e de extrema importância de todos os profissionais, principalmente para os gestores das empresas, no sentido de direcionarem os seus objetivos para a disseminação da cultura de segurança de processo em suas instalações de produção. Esta convocação baseia-se a partir de constatações de incidentes e falhas ocorridas não só em procedimentos como também em equipamentos operacionais e conduta humana pertencentes a um complexo industrial, e que necessitam constantemente de uma governança sobre as suas gestões de segurança.

Silvio L. Valença e Gabriela O. Valença - 

No mundo atual, é notória a busca entre os países sejam eles já industrializados, como também os ditos emergentes, para alcançarem um processo de industrialização acelerado no mais curto espaço de tempo possível, com a finalidade de obter enormes benefícios econômicos, tais como: aumento da renda per capta e melhor nível de vida para a população. Por sua vez, a indústria tem vivido momentos de reflexão no sentido de aprimorar as questões de prevenção de perdas de processo que minimizem os impactos nas pessoas, instalações e ao meio ambiente.

Há décadas, impulsionados por uma cultura e uma legislação que de certa forma exigem a prevenção de acidentes ocupacionais, as empresas investiram na busca de redução de acidentes com as pessoas no ambiente de trabalho, através da elaboração de procedimentos, análises de risco, especificação de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e outras iniciativas que buscassem identificar os riscos e medidas de controle, que pudessem reduzir as possibilidades do trabalhador se acidentar na execução das tarefas. Estas iniciativas às vezes impunham aspectos de condições ou contextos que criam ao trabalhador dificuldades para realização do trabalho, com isso, como estes não têm uma cultura prevencionista incorporada, geram-se improvisações nas etapas do trabalho com riscos de acidentes.

Percebeu-se, com o passar dos tempos, que conquistas foram alcançadas n...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica