Publicado em 15 dez 2020

A conformidade dos pavimentos permeáveis de concreto

Redação

Em sua forma mais básica, um pavimento de concreto é uma laje extrudada de concreto feita de cimento, agregado, areia e água. À medida que a tecnologia do concreto avançou, cimentos combinados ou a adição de materiais cimentícios secundários têm sido usados para melhorar as propriedades do concreto. Para lidar com cargas pesadas, materiais de reforço, incluindo aço e fibras de plástico, têm sido usados para aumentar a durabilidade e resistência. As misturas químicas, que podem aumentar a eficiência da produção e/ou conferir características de desempenho desejáveis, também têm sido usadas cada vez mais. Os agregados não são mais apenas rochas, mas podem ser pedras naturais, materiais feitos pelo homem ou materiais de concreto reciclado. Estas são apenas algumas maneiras pelas quais os pavimentos de concreto mudaram ao longo dos anos. O pavimento de concreto permeável é um meio único e eficaz de abordar questões ambientais importantes e apoiar o crescimento verde e sustentável. Ao capturar a água da chuva e permitir que penetre no solo, o concreto poroso é fundamental para recarregar as águas subterrâneas, reduzindo o escoamento das águas pluviais. No concreto permeável, quantidades cuidadosamente controladas de água e materiais cimentícios são usadas para criar uma pasta que forma um revestimento espesso ao redor das partículas de agregado. Uma mistura de concreto permeável contém pouca ou nenhuma areia, criando um conteúdo de vazio substancial. Usar pasta suficiente para revestir e ligar as partículas agregadas cria um sistema de vazios altamente permeáveis e interconectados que drena rapidamente. Embora o concreto permeável possa ser usado para um número surpreendente de aplicações, seu uso principal é em pavimentação. Porém, existem aplicações de pavimentação do material, que também tem sido referido como concreto poroso, concreto permeável, concreto sem finos, concreto graduado e concreto com porosidade aprimorada. Fundamental, conhecer os parâmetros exigíveis no projeto, especificação, execução e manutenção de pavimentos permeáveis de concreto, construídos com revestimentos de peças de concreto intertravadas, placas de concreto ou pavimento de concreto moldado no local.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

O concreto permeável é um material com potencial de ser utilizado no gerenciamento das águas pluviais, uma vez que permite a percolação da água através de seus macroporos interconectados, seja para sistemas de águas pluviais ou para o próprio solo. No entanto, há uma necessidade de normas adicionais relacionadas ao material para seu difundido e, ainda, há muitos aspectos relacionados aos parâmetros de dosagem para propriedades desejadas/projetadas, método de compactação e procedimentos laboratoriais, que ainda não foram completamente compreendidos. Tais variáveis podem afetar significativamente o desempenho funcional em termos hidráulicos e mecânicos do material.

O pavimento permeável é aquele que atende simultaneamente às solicitações de esforços mecânicos e condições de rolamento e cuja estrutura permite a percolação e/ou o acúmulo temporário de água, diminuindo o escoamento superficial, sem causar dano à sua estrutura. O concreto permeável é um tipo especial de pavimento de concreto composto principalmente por agregados graúdos e materiais cimentícios estreitamente graduados, que fo...

Artigo atualizado em 15/12/2020 04:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica