Publicado em 12 jan 2021

Aprenda a conduzir uma avaliação ambiental de locais e organizações

Redação

Uma avaliação ambiental de locais e organizações (AALO) é um processo para identificar objetivamente os aspectos ambientais, para identificar questões ambientais e para determinar as consequências nos negócios em locais e organizações, como resultado de atividades passadas, presentes e de expectativas futuras. Ela, como a maioria dos outros processos complexos, possui elementos que representam um esforço científico rigoroso. Alguns exemplos podem ser a análise de amostras de solo ou água ou o desenho de um plano para adquirir essas amostras. A seleção da instrumentação para medir a perda de solo ou a qualidade do ar é igualmente complexa, com inúmeras referências, fórmulas e diretrizes de manuais e livros de regras de agências reguladoras. Um gerente de projeto habilidoso terá conhecimento sobre os princípios básicos de uma dúzia ou mais ciências, da engenharia civil à biologia, ou buscará o conselho de pessoas treinadas nessas áreas. Outra habilidade é a arte de saber quando, se alguma vez, aspectos como nutrientes do solo, água, qualidade do ar, produtividade do líquen ou efeitos estéticos serão relevantes e exigirão exame. Isso pode ser ensinado apenas até certo ponto. Por meio do uso de exemplos da vida real, pode-se ilustrar muitas maneiras pelas quais o julgamento pode ser desenvolvido nesta área de análise que é uma arte, e existem algumas regras rígidas e rápidas. Deve-se aprender o que foi provado ser desejável na prática, assim como deve-se estar ciente do que foi considerado inadequado. Assim, é fundamental entender os parâmetros de como conduzir uma AALO por meio de um processo sistemático de identificação de aspectos e questões ambientais, e como determinar, se apropriado, suas consequências nos negócios.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

A avaliação ambiental de um local é um processo para calcular o passivo ambiental de um ativo imobiliário. Especificamente, a avaliação ambiental de um local ou é o processo de realização de todas as investigações apropriadas sobre os usos passados ou presentes de uma propriedade para determinar se a propriedade é impactada por uma condição ambiental reconhecida.

O processo inclui uma inspeção do local, uma revisão dos registros históricos da propriedade e pesquisa de registros disponíveis nas agências governamentais. Essas informações são detalhadas e avaliadas no em relatório de avaliação ambiental, e um parecer é feito sobre se as atividades passadas ou presentes podem ter causado a liberação de substâncias perigosas na propriedade.

Por exemplo, uma parte essencial da sua diligência ao comprar um imóvel comercial é obter uma avaliação ambiental do local antes de fechar o negócio. Essencialmente, isso ajudará a identificar a existência e o escopo da contaminação do solo ou das águas subterrâneas, por exemplo, por petróleo, metais pesados, pesticidas ou herbicidas, bem como a pr...

Artigo atualizado em 12/01/2021 04:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica