Publicado em 16 mar 2021

O projeto e a execução de muros e taludes em solos reforçados

Redação

A introdução do reforço em solo reforçado redistribui as tensões e deformações e permite a construção de estruturas do tipo muros de contenção, com face vertical, ou quase vertical, e de taludes íngremes, com inclinação até 70º, usando um volume menor de aterro compactado. A possibilidade de uso de solos disponíveis no local da obra, pode reduzir de forma significativa o custo da estrutura de solo reforçado em comparação com soluções convencionais. Os solos reforçados são constituídos de três elementos: reforço, aterro ou solo local, e elementos da face. Os muros são projetados quando a inclinação do talude em relação a horizontal é superior a 70º. Os elementos usualmente empregados na face são: painéis pré-fabricados de concreto, blocos de concreto, gaiolas metálicas preenchidas com material granular e geocélulas. Também podem ser usadas faces envelopadas com o próprio geossintético de reforço e protegidas com vegetação ou concreto projetado. São inúmeras as vantagens da utilização de geossintéticos como elemento de reforço, do ponto de vista executivo, uma vez que possibilita a construção de taludes mais íngremes; minimiza o impacto ambiental causado pelas obras de contenção; permite a adoção de vários tipos de acabamento de face dos taludes; permite a execução em locais de difícil acesso; utiliza equipamentos simples e mão de obra não qualificada; e reduz consideravelmente o tempo de execução da obra. Deve-se entender os requisitos de projeto e execução de muros e taludes em meios terrosos contínuos reforçados e em aterros com materiais reciclados, em casos específicos, e em solos grampeados.

Da Redação – 

Muitos projetos de engenharia geotécnica requerem suporte mecânico adicional para garantir a estabilidade durante e após a construção. Este suporte mecânico pode variar de geossintéticos a âncoras de amarração ou paredes de contenção. As escavações são frequentemente precedidas pela instalação de paredes de estaca-prancha que, em seguida, são ancoradas ou reforçadas à medida que a construção prossegue.

As tensões nos componentes estruturais precisam ser estimadas para que possam ser projetadas para acomodar o carregamento previsto. Encostas artificiais ou naturais são freqüentemente reforçadas para aumentar a estabilidade e minimizar o risco. O objetivo de um muro de contenção é restringir o solo e resistir à pressão do solo que está retendo. Definida como uma estrutura de 70° ou mais, uma parede de solo reforçada combina um sistema de envolvimento de geogrelhas e geotêxteis para criar uma inclinação que não seria possível de outra forma.

As paredes de solo reforçadas são muito flexíveis quando comparadas às estruturas convencionais de gravidade e podem ser adaptadas para se adequar a uma ampla gama d...

Artigo atualizado em 16/03/2021 06:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica