Publicado em 27 jul 2021

A gestão dos riscos psicossociais em um sistema de SST

Redação

A gestão da saúde e segurança no trabalho (SST) se tornou fundamental em um mundo de mudanças disruptivas constantes. O mundo do trabalho está em constante mudança, existe uma crise econômica e recessiva que aumenta as demandas dos trabalhadores. A globalização e os fenômenos a ela associados - como fragmentação do mercado de trabalho, demanda por contratos flexíveis, downsizing e terceirização, maior necessidade de flexibilidade em termos de função e habilidades, aumento do uso de contratos temporários, aumento da insegurança no emprego, maior carga de trabalho e mais pressão, assim como o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal - contribuem para o estresse relacionado ao trabalho e para a carga de estresse em todo o mundo, tanto nos países industrializados quanto nos países em desenvolvimento.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Os fatores de riscos físicos como a força, a postura e a repetição podem ser prejudiciais ao corpo e podem levar as pessoas a desenvolver distúrbios musculoesqueléticos. No entanto, os fatores de riscos psicossociais também precisam ser levados em consideração. Eles envolvem as coisas que podem afetar a resposta psicológica dos trabalhadores às suas condições de trabalho e de local de trabalho, incluindo as relações de trabalho com supervisores, gestores e colegas).

Alguns exemplos incluem as altas cargas de trabalho, prazos apertados, falta de controle do trabalho e dos métodos de trabalho. Além de causar o estresse que é um perigo por si só, os fatores de riscos psicossociais podem levar a distúrbios musculoesqueléticos.

Por exemplo, pode haver mudanças no corpo relacionadas ao estresse, como o aumento da tensão muscular, que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a problemas musculoesqueléticos. Ou os indivíduos podem mudar seu comportamento, por exemplo, sem pausas para descanso para tentar cumprir os prazos.

Portanto, os fatores físicos e psicossociais precisam ser i...

Artigo atualizado em 27/07/2021 06:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica